O MXGP da Suíça acontecerá em Frauenfeld no fim de semana de Páscoa. Chegados à sexta etapa do campeonato do munndo, já é possível prever serão os favoritos na Suíça nas duas categorias de MXGP e MX2.
Na classe rainha das 450, após as corridas anteriores na Argentina, Espanha, França e duas vezes em Itália, o pentacampeão mundial Tim Gajser (Honda) lidera a classificação com 274 pontos, 39 a mais que o segundo colocado Romain Febvre. O francês do Team Kawasaki Racing tem pelo menos um título de campeonato mundial (2015) em seu nome e, com uma vitória até agora nesta temporada, acabou por tornar-se o adversário mais difícil de Tim Gajser neste ano.
Os outros lugares são ocupadas atualmente pelo holandês Glenn Coldenhoff (Fantic), pelo belga Lucas Coenen (KTM) que subiu para a categoria principal como vice-campeão mundial de MX2 em 2024, e pelo francês Maxime Renaux, da equipa Monster Energy Yamaha Factory MXGP, que foi campeão mundial de MX2 em 2021.
Após a sua pausa por lesão que durou até a temporada de 2025, o holandês Jeffrey Herlings, o atual número 1 da Red Bull KTM Factory Racing, só gradualmente voltou ao ritmo nos últimos dois Grandes Prémios. No entanto, o pentacampeão mundial deve ser lembrado, especialmente porque o recordista de GP’s comemorou dois dos seus 107 triunfos em Frauenfeld.
Depois de um começo de temporada difícil na nova Ducati Desmo450 MX da equipa Maddii Racing, o herói local Jeremy Seewer agora alcançou pelo menos as 10 primeiras posições na classificação novamente.

“No ano passado, na Suíça, também consegui vencer este GP, pelo que tenho boas recordações de lá e espero poder continuar com esta boa onda”, disse o líder do mundial Tim Gjser, na sua antevisão do fim de semana.
Na classe das 250 de MX2, o campeão do ano passado, Kay de Wolf, da equipa Nestaan Husqvarna Factory Racing 2025, é novamente considerado o principal favorito. Com duas vitórias na temporada e mais dois pódios, o holandês já se recolocou na posição da placa vermelha. No entanto, é seguido de perto no ranking pelo alemão Simon Längenfelder e pelo italiano Andrea Adamo, ambos da Red Bull KTM Factory Racing. Em quarto lugar na classificação geral ficou Liam Everts, da Bélgica, companheiro de equipa de Kay de Wolf.
As corridas são complementadas pelas duas classes do Campeonato Europeu, EMX250 e EMX125. Os pilotos de MXGP e MX2 disputam no sábado as corridas de qualificação, a partir das 15h. Domingo de Páscoa não haverá corridas, que começam na segunda-feira (21 de abril).
