MXGP, Portugal, MX1: Bailado na lama de Tim Gajser
Com a vitória na corrida de qualificação de MX1 em Águeda, o piloto do HRC, Tim Gajser, reduziu a diferença para o líder do Campeonato do Mundo, Jorge Prado (GASGAS) para 7 pontos. Luis Outeiro mostrou toda a sua garra para terminar em 23º.
Na corrida de qualificação do MXGP para o Grande Prémio de Portugal em Águeda, a chuva que já tinha causado graves problemas aos pilotos de MX2, diminuiu antes da largada, mas o percurso ainda estava repleto de sulcos profundos e lamacentos.
O piloto esloveno Tim Gajser, foi um dos três pilotos que fizeram a volta de inspeção e encontrou algumas pistas nas linhas externas, que pôde utilizar imediatamente após o início da corrida.
O líder do campeonato Jorge Prado (GASGAS), venceu mais uma vez o holeshot, mas Tim Gajser e Jeffrey Herlings (Red Bull KTM ) aproveitou as linhas externas para ultrapassar o espanhol. Prado perdeu então o ritmo e foi empurrado para o 6º lugar na primeira volta. O espanhol sinalizou para sua equipa de box que estava com problemas de visibilidade e pediu uns novo óculos de proteção. Embora tenha indicado várias vezes que iria parar, decidiu o contrário no último segundo e continuou a corrida.
Prado beneficiou então das quedas dos dois pilotos de fábrica da Fantic, Glenn Coldenhoff e Brian Bogers. Coldenhoff conseguiu recuperar o atraso e no final Prado só conseguiu salvar 4 pontos no campeonato com a 7ª posição.
Tim Gajser voltou a ficar pressionado no final porque Jeffrey Herlings deu o último impulso. Porém, o holandês voltou a perder terreno numa volta e não conseguiu mais se aproximar o suficiente de Gajser.
Nesta classe “maior”, o luso Luís Outeiro mostrou toda a sua garra e numa toada bastante regular, garantiu a 23ª posição.
Com a vitória de Gajser e Prado em P7, a diferença de Gajser na tabela do campeonato foi reduzida de 13 para apenas 7 pontos. Isto torna ainda mais emocionante a corrida de domingo na luta pela liderança do campeonato. Muito dependerá das condições da pista como resultado das chuvas esperadas.
A chance prevista de chuva é de 96% nas primeiras horas da manhã . À tarde a chance de chuva cai para 60 a 70%. Portanto, provavelmente haverá mais corridas na lama amanhã também.
Amanhã, ambas as categorias (MX1 e MX2) terão o warm-up de manhã, seguido pelas finais (duas para cada categoria) durante a tarde.
Corrida de qualificação MX1 em Águeda (Portugal):
1. Tim Gajser ( SLO ), Honda
2. Jeffrey Herlings (NL), KTM
3. Romain Febvre (F), Kawasaki
4. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha
5. Pauls Jonass ( LT ), Honda
6. Glenn Coldenhoff ( NL), Fantic
7. Jorge Prado (E), GASGAS
8. Alvin Östlund (S), Honda
9. Isak Gifting (S), Yamaha
10. Benoit Paturel (F), Yamaha
11. Mattia Guadagnini (I), Husqvarna
12 . Andrea Bonacorsi (I), Yamaha
13. Ben Watson (GB), Beta
14. Cornelius Toendel (N), KTM
15. Kevin Horgmo (N), Honda
16. Maximilian Spies (D), KTM
17. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki
…
23º Luis Outeiro (POR), Yamaha