MXGP, Jeffrey Herling imperial em Lombok aproxima-se do seu melhor
Pela segunda semana consecutiva, o campeonato do mundo de Motocross disputou-se na Indonésia, em Lombok. Com a caravana do mundial a fazer uma paragem prolongada em solo asiático, era esperado um fim-de-semana semelhante ao transato.
Ainda assim, Jeffrey Herling tinha outros planos e começou imediatamente a mostrar as suas intenções no sábado, com uma vitória autoritária na corrida de qualificação. Tim Gajser, líder do campeonato, conseguiu ainda assim a segunda posição, minimizando a perda de pontos para o piloto neerlandês, algo que Jorge Prado não conseguiu fazer, perdendo pontos tanto para Gajser como para Herlings.
Nas duas mangas, a história seria um pouco semelhante, com Jorge Prado a não ser capaz de acompanhar os seus rivais mais diretos, e Herlings a sair vitorioso das duas mangas em Lombok, depois de lutas diretas com Tim Gasjer, conseguindo em ambas uma vantagem superior a 5 segundos para o piltoo da Honda HRC. Quem brilhou este fim-de-semana também, à semelhança do seu compatriota, foi Calvin Vlaanderen, o piloto oficial Yamaha que tem vindo a realizar uma excelente temporada e consegui mesmo alcançar o degrau mais baixo do pódio, na classificação final, depois de terminas as duas mangas em 3º.
Este resultado deixa assim totalmente em aberto a segunda metade do campeonato, uma vez que Jeffrey Herlings tem vindo a demonstrar estar cada vez mais rápido e capaz de discutir vitórias. Neste momento o líder mantém-se Tim Gasjer com 608 pontos, seguido de Jorge Prado com 574 e Jeffrey Herling com 557.
Uma nota também para a classe de MX2 que foi dominada por Lucas Coenen, que conseguiu o pleno com a vitória na corrida de qualificação e nas duas mangas de domingo. Estes 60 pontos conquistados significam uma aproximação ao líder do campeonato (e companheiro de equipa) Kay de Wolf, que não foi para além de um 5º lugar à geral no final desta ronda Indonésia.
Ainda em MX2, a Triumph continua a boa campanha, alcançando um 2º lugar na classificação final com Mikkel Haarup.