MXGP, Indonésia: Primeira pole da temporada de Jeffrey Herlings
O piloto holandês da Red Bull KTM Jeffrey Herlings venceu a corrida de qualificação de MXGP para o Grande Prémio da Indonésia, à frente de Jorge Prado (GASGAS) e Tim Gajser (Honda).
O líder do Campeonato do Mundo, Tim Gajser, fez o holeshot e liderou a corrida à frente de Jeffrey Herlings ( KTM ) e Mattia Guadagnini ( Husqvarna ). Guadagnini caiu ao pousar após um salto duplo e conseguiu escapar do grupo de pilotos que o seguia. Após 3 voltas, Herlings conseguiu aproveitar o impulso das seções rítmicas e assumir a liderança, ultrapassando Gajser.
Jorge Prado começou bem, mas perdeu algumas posições na primeira curva após a largada e teve que lutar para subir aos cinco primeiros. O espanhol campeão mundial foi o único piloto que conseguiu pular a combinação de salto monstruoso num set triplo. Todos os outros pilotos pularam a seção numa combinação 2+1. Prado alcançou Gajser a meio da corrida e ultrapassou o esloveno na 7ª volta.
No final Herlings venceu Prado e Gajser por uma margem de 3 segundos. Prado conseguiu tirar um ponto de Gajser na luta pelo campeonato. Para Herlings foi a primeira pole da temporada de 2024. “Tive algumas cãibras no braço porque a pista tinha muitos sulcos”, explicou o vencedor Herlings após a corrida. “Tivemos alguns problemas de visibilidade devido ao sol baixo, mas superei bem e agora estou ansioso pelas corridas de domingo.”
Resultado da Qualificação MXGP:
1. Jeffrey Herlings ( KTM )
2. Jorge Prado (E), GASGAS
3. Tim Gajser ( SLO ), Honda
4. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki
5. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha
6. Kevin Horgmo (N) , Honda
7. Valentin Guillod (CH), Honda
8. Jan Pancar ( SLO ), KTM
9. Andrea Bonacorsi (I), Yamaha
10. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic
11. Benoit Paturel (F), Yamaha
12. Cornelius Toendel (N), KTM
13. Yuki Okura (J), Honda
14. Mattia Guadagnini (I), Husqvarna
15. Lewis Stewart (AUS), KTM
16. Isak Gifting (S), Yamaha
17. Lionel Kerhoas (F), KTM
18. Brian Bogers (NL), Fantic