MXGP, Espanha, Corrida 2: Prado regressa a líder com duplo triunfo
Com vitórias em ambas as corridas Jorge Prado venceu o Grande Prémio da Galiza na sua pista de treino, em Lugo, Espanha, reassumindo a liderança do campeonato de MXGP por uma diferença de 3 pontos sobre Tim Gajser.
O herói local Jorge Prado (GASGAS) que dá nome à pista de Lugo não poderia ter dado maior alegria aos aos seus fãs. Num Grande Prémio agitado e emocionante, o espanhol ganhou tudo o que havia para vencer em Lugo e assim recuperou a liderança do campeonato que tinha perdido para Tim Gajser (Honda) em Portugal, há exactamente uma semana atrás.
Recomeço após bandeira vermelha
A segunda corrida de MXGP teve um começo insólito, sendo logo na primeira volta interrompida com bandeira vermelha, isto porque os pórticos de Jeffrey Herlings e Jorge Prado não caíram e os dois candidatos ao campeonato tiveram que ficar parados na grelha. Febvre liderava e Prado ultrapassava metade do pelotão na primeira volta, mas a corrida foi interrompida de acordo com as regras devido ao mau funcionamento do portão de largada, sendo reiniciada após alguns minutos.
Na segunda partida, Prado e Herlings trocaram de lugar. A máquina de partida funcionou bem desta vez e o piloto de fábrica da Yamaha Calvin Vlaanderen fez o holeshot à frente de Jorge Prado. Logo na primeira volta, o #1 da Red Bull GasGas assumiu a liderança sob aplausos dos fãs e assumiu o primeiro lugar.
Tim Gajser teve um início menos bom mas rapidamente na 2ª volta entrou nos 10 primeiros. O vencedor do holeshot, Calvin Vlaanderen, ficou em segundo lugar durante seis voltas, antes de ser ultrapassado por Gajser. Depois do esloveno chegar ao segundo lugar, só lhe restava um objetivo: diminuir a diferença para Prado o mais rápido possível. Se Gajser terminasse à frente de Prado, o esloveno poderia defender a ‘red plate’ de líder do campeonato.
Tanto Prado como Gajser levaram-se ao limite e por vezes o esloveno em segundo lugar parecia ser o mais rápido. Quando houve um confronto entre os dois candidatos ao campeonato, a três voltas do final, Gajser cometeu uma distração numa zona arenosa: a roda dianteira da CRF450 deslizou e Gajser caiu, descendo para o terceiro lugar. A decisão de líderar o campeonato jogava assim a favor de Prado.
Herlings e Gajser completam o pódio
Após a queda de Gajser , Jeffrey Herlings herdou o segundo lugar. ‘The Bullet’ bateu-se inicialmente contra Jeremy Seewer e Glenn Coldenhoff, ultrapassando em seguida Romain Febvre (Kawasaki) com um passe forte na curva para a esquerda, onde havia recebido anteriormente Seewer . No entanto , depois de ultrapassar Calvin Vlaanderen , o holandês caiu e baixou a sétimo perdendo assim um possível pódio. Com um resultado de 3-7, Vlaanderen terminou em quinto lugar na classificação do Grande Prémio . Jeremy Seewer (Kawasaki) terminou em sexto com um resultado de 5-6.
Com o seu duplo triunfo caseiro, Jorge Prado assume mais uma vez a ‘placa vermelha’ de líder que tinha perdido para Gajser em Portugal. O espanhol viaja agora para o próximo Grande Prémio , que terá lugar em St Jean d’Angely, França , com uma vantagem estreita de 2 pontos sobre Prado. A luta entre os dois prossegue dentro de uma semana.