Este fim de semana, o Campeonato do Mundo de Motocross visita Riola Sardo, na Sardenha, para o 4º Grande Prémio da temporada. As coisas continuam emocionantes em ambas as classes do campeonato.
O regresso do piloto de fábrica da Red Bull KTM, Jeffrey Herlings, é aguardado com grande expectativa. Fora desta etapa está o piloto de fábrica da Ducati, Mattia Guadagnini, que não terá substituto, ficando assim o suiço Jeremy Seewer solitário a defender as cores da marca de Borgo Panigale.
O líder do campeonato, Tim Gajser do Team HRC Honda, que assumiu a liderança na segunda ronda da temporada em Espanha, traz uma vantagem de 29 pontos para a Sardenha e a grande questão é quanto em forma estará o piloto de fábrica da Yamaha, Maxime Renaux , que venceu a abertura da temporada na Argentina. O francês competiu nos últimos dois Grandes Prêmios com um metacarpo facturado que exigiu cirurgia, mas ainda conseguiu terminar em 5º na segunda corrida em Saint-Jean-d’Angély. Atenções viradas também para o segundo classificado do campeonato, o ex-campeão Romain Febvre (Team Kawasaki Racing) e o ‘rookie’ belga Lucas Coenen (Red Bull KTM).
O percurso de areia de Riola Sardo é familiar, uma vez que a maioria dos pilotos fazem precisamente aqui os testes de inverno. Quanto ao tempo na Sardenha, as previsões apontam no sábado para temperaturas que chegarão a 20 graus Celsius com pouca cobertura de nuvens. No domingo, o tempo deve permanecer nublado e pode até haver alguns aguaceiros ligeiros.
No Campeonato do Mundo de MX2 , o piloto de fábrica belga da Nestaan Husqvarna, Liam Everts, competirá em Riola Sardo com a placa vermelha de líder e o piloto de fábrica da Red Bull KTM, Simon Längenfelder, está em segundo lugar, apenas três pontos atrás. O atual campeão Kay de Wolf ( Husqvarna ) segue com mais dois pontos atrás. Então as coisas continuam interessantes!
O programa de apoio na Sardenha inclui a abertura da temporada do Campeonato do Mundo Feminino e a terceira etapa do EMX125 , no qual o piloto italiano da TM Niccolo Mannini assumiu a liderança da classificação.
Campeonato de MXGP 450
1. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 167 pontos
2. Romain Febvre (F), Kawasaki, 138
3. Maxime Renaux (F), Yamaha , 121
4. Lucas Coenen (B), KTM , 107
5. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic , 107
6. Pauls Jonass ( LT ), Kawasaki, 86
Campeonato de MX2 250
1. Liam Everts (B), KTM , 135 pontos
2. Simon Längenfelder (D), KTM , 132
3. Kay de Wolf (NL), Husqvarna , 130
4. Andrea Adamo (I), KTM , 124
5. Thibault Benistant (F), Yamaha , 111
6. Sacha Coenen (B), KTM , 101