MXGP, AMA SX: Triumph Racing contrata pilotos de teste para os campeonatos do mundo de 2024
Como preparação para a estreia da Triumph nos Campeonatos do Mundo de MXGP/MX2 e SuperMotocross de 2024, a Triumph Racing confirma a contratação de dois pilotos de topo para liderar os seus testes de desenvolvimento.
Clément Desalle junta-se como piloto de testes à equipa Triumph Racing MXGP/MX2, dirigida por Thierry Chizat-Suzzoni, e Ivan Tedesco ingressa como piloto de testes a tempo inteiro na Triumph Racing US SuperMotocross World Championship, liderada por Bobby Hewitt.
CLÉMENT DESALLE – EQUIPA TRIUMPH RACING MXGP/MX2
Clément Desalle («MX Panda») competiu ao mais alto nível no Campeonato do Mundo de MXGP durante 15 anos. Um dos pilotos mais consistentes da série, conquistou três vice-campeonatos, foi terceiro no Campeonato do Mundo por três vezes e terminou duas vezes em quarto. O belga terminou no degrau mais alto do pódio 23 vezes na carreira, além de ter sido coroado campeão belga Pro Open em 2009. Retirou-se das corridas em 2020 e passou a dedicar-se a testar e desenvolver motos de competição – e já está a dar um contributo importante para o desenvolvimento da nova moto de competição da Triumph.
Clément Desalle: “A adesão ao programa Triumph MX2 permite-me aproveitar os anos de experiência como piloto profissional para ajudar a transformar a moto numa verdadeira moto de competição de fábrica, preparada para a temporada MX2 em 2024. A trabalhar com Thierry e Vincent, sei que a Triumph se juntou às melhores pessoas possíveis para conseguir resultados e vitórias o mais depressa e estou animado com o que o futuro nos reserva.”
Vincent Bereni: Triumph Racing Team Manager – MXGP: “Quando a Triumph pediu para nos juntarmos a este projeto MX, sabíamos que a pesquisa e desenvolvimento e os testes da moto seriam uma parte importante do sucesso. O Clément tem muita experiência em pistas MXGP, nos requisitos que a competição exige, e ainda é muito rápido.
“Trabalhámos com o Clément muitos anos e trata-se de um piloto muito exigente, que presta atenção a todos os aspectos da moto, por isso, em nossa opinião, é o candidato perfeito. Conhecemo-nos e entendemo-nos muito bem e ele já ajudou muito no desenvolvimento de motos, tanto para a produção quanto para a sua aplicação em corrida. Estamos muito satisfeitos por ter aderido ao programa. “
IVAN TEDESCO – EQUIPA TRIUMPH RACING US SUPERMOTOCROSS WORLD CHAMPIONSHIP
Ivan Tedesco (‘Hot Sauce’) começou a andar de moto aos oito anos de idade e tornou-se profissional em 1999, com uma carreira de 14 anos. Tedesco venceu duas vezes o campeonato AMA de Supercross da Costa Oeste em 125cc (2004 e 2005), o Campeonato Nacional de Motocross AMA de 125cc (2005) e o Motocross das Nações por três vezes com o ‘Team USA’ (2005, 2006 e 2009).
Após a sua retirada das corridas profissionais em 2014, Ivan apontou o seu talento para o treino de pilotos em ascensão enquanto se tornava num dos melhores pilotos de teste e desenvolvimento para as marcas na era atual.
Ivan Tedesco: “Estou muito entusiasmado por fazer parte do novo programa de corridas da Triumph e por voltar a trabalhar com Ricky e Bobby. Ter a oportunidade de trabalhar com uma nova marca no nosso desporto, de pegar numa nova moto e desenvolvê-la até estar pronta para a competição, é uma oportunidade inesquecível.
“A equipa que a Triumph está a montar para competir no campeonato de SuperMotocross é inigualável e, juntamente com o apoio dos engenheiros da fábrica da Triumph, estou confiante de que alinharemos com uma moto competitiva para Anaheim 1 em 2024. “
Bobby Hewitt: Triumph Racing Team Principal – SMX: “Conheço o Ivan há muitos anos, como multi-Campeão AMA SX e Campeão AMA MX que competiu ao mais alto nível, incluindo ser membro do ‘Team USA’ várias vezes no Motocross das Nações.
“Adicionar alguém com a sua experiência ao programa acrescenta outra camada de qualidade e conhecimento da competição a uma base já forte na Triumph Racing aqui nos EUA. Em 2014, tive o privilégio de ter Ivan como membro da equipa e piloto profissional num dos meus programas de corrida anteriores antes de se retirar. Durante esse tempo, tive pessoalmente a oportunidade de trabalhar com ele como piloto, verificar a sua atenção aos detalhes como piloto de testes e, mais importante, ver em primeira mão como ele trabalha e orienta os futuros pilotos.
“Hoje é um grande dia e estou muito animado por poder adicionar “Hot Sauce” ao programa. Acredito verdadeiramente que este é mais um exemplo de que o futuro aqui na Triumph Racing será brilhante!”
Ricky Carmichael: Embaixador Triumph para o off-road: “Isto é muito entusiasmante! É mais um exemplo da dedicação que a Triumph está a conferir ao projecto das motos off-road. Não tenho qualquer dúvida de que, com Ivan Tedesco e Clément Desalle e com o conhecimento que trazem do ponto de vista do desenvolvimento, estas motos serão de topo, tanto do ponto de vista da produção como da competição. Eles sabem o que é preciso para ganhar ao mais alto nível e serão uma grande mais-valia para o desenvolvimento de um grande produto.”
SOBRE O PROGRAMA ‘OFF ROAD’ DA TRIUMPH RACING:
SMX: A Triumph Motorcycles vai entrar no Campeonato do Mundo Monster Energy AMA SuperMotocross no início da temporada de 2024, com um programa de competição de fábrica totalmente apoiado nos Estados Unidos para executar operações de motocross sob a nova bandeira global da Triumph Racing.
Criada e operada em parceria com Bobby Hewitt, esta nova equipa da Triumph Racing vai colocar em campo três das novas motos MX a 4 tempos de 250cc da Triumph nos camperonatos da Costa Oeste e da Costa Este do ‘Mundial’ de SuperMotocross de 2024, antes de entrar na classe rainha de 450cc em 2025.
MXGP: Da mesma forma, em 2024, a Triumph Racing também vai estrear-se no prestigiado Campeonato do Mundo de Motocross da FIM com um programa de corridas apoiado pela fábrica.
Esta nova equipa ‘Triumph Racing’ foi criada em parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos proprietários de equipas mais experientes e bem-sucedidos do desporto, que colocará em campo duas das novas motos MX a 4 tempos de 250cc da Triumph na classe MX2 de 2024, antes de fazer a entrada na classe MXGP de 450cc em 2025.
A Triumph Racing está sediada na sede global da Triumph em Hinckley, Reino Unido, onde está localizado o departamento de engenharia e design ‘off-road’ da marca – responsável pelo conceito e desenvolvimento das motorizações e ciclística da novíssima gama de motos de Motocross e Enduro.
A equipa do Campeonato do Mundo MXGP/MX2 estará sediada nas instalações de competição de Thierry, perto de Eindhoven, na Holanda, enquanto a operação do Campeonato do Mundo de SuperMotocross será baseada em novas instalações de última geração nos EUA.
Os grupos de engenharia da fábrica da Triumph e as equipas de competição estão a trabalhar em estreita colaboração para melhorar continuamente o desempenho do quadro e do motor através de um programa de testes intensivo, liderado por Ivan Tedesco e Clément Desalle, em curso nos EUA, Reino Unido e Europa continental, rumo à estreia competitiva no Campeonato do Mundo, em 2024.