MXGP, Águeda, Final: Herlings iguala record de 101 vitórias de Everts!
Mais uma vez, fez-se história no Crossódromo Internacional de Águeda: Jeffrey Herlings está agora empatado com Stefan Everts no 1.º lugar do ranking de pilotos com mais vitórias em Grandes Prémios!
Paulo Alberto pontua nas duas mangas
Paulo Alberto marcou pontos em ambas as corridas MXGP do Grande Prémio de Portugal, quinta etapa do campeonato do mundo de Motocross.
Na primeira manga, o piloto da Yamaha saiu da grelha em 15.º mas na primeira metade da corrida viria a perder posições que o fizeram descer para 19.º.
O leiriense segurou atrás de si durante várias voltas o holandês Brian Bogers antes de iniciar umaluta com o alemão Maximilian Spies que os viu trocar várias vezes de posições.
A três voltas do fim, Alberto estava em 17.º mas acabaria por ser ultrapassado por Spies e por Mitch Evans – piloto oficial da Kawasaki – cortando assim a meta em 19.º.
Na segunda manga, o português batalhou com os alemães Maximilian Spies e Tom Koch para terminar de novo em 19.º, posição que também conquistaria na classificação geral com um total de 4 pontos
Luis Outeiro lesionado
Infelizmente, Luís Outeiro sofreu uma queda na terceira volta, a qual resultou na fractura de uma clavícula. O piloto da Yamaha teve de ser encaminhado para o Hospital de Aveiro para ser observado.
1.ª manga
Jorge Prado arrancou na frente e, a partir daí, nunca mais ninguém o viu! A sua liderança jamais foi inferior a cerca de 2 segundos o que evidencia o ritmo bem superior a toda a concorrência que o piloto da GasGas impôs nesta primeira manga.
Romain Febvre foi o que mais se aproximou do galego mas o francês teve de se dar como vencidoapesar de ter concluído a prova a 1,7 segundo de Prado.
O piloto da Kawasaki atacou muito na parte final da corrida, também fruto da pressão exercida por Jeffrey Herlings, autor da volta mais rápida da corrida na penúltima passagem! Herlings cortou a meta à somente 288 milésimas de segundo de Febvre!
Bastante longe do trio da frente, Glenn Coldenhoff alcançou a 4.ª posição, batendo o seu colega de equipa, Jeremy Seewer.
Os dois oficiais da Yamaha beneficiaram de um erro de Rubén Fernández, o vencedor da corrida de qualificação de sábado. O piloto da Honda foi 4.º até à sétima volta mas acabaria por cair para 7.ª posição em que terminou.
Uma palavra para o dececionante 13.º posto de Maxime Renaux que assim perdeu o 3.º posto no campeonato para Romain Febvre.
2.ª manga
Rubén Fernández foi o primeiro líder da segunda manga, levando atrás de si Jeffrey Herlings. Na corrida de qualificação de sábado, os dois haviam tido uma luta “quente” e o mesmo se esperava para esta corrida.
Com Jorge Prado – o vencedor da manga de abertura a sair mal da grelha – Herlings sabia que teria de ultrapassar Fernández para garantir o triunfo na classificação geral e foi isso mesmo que fez!
À quinta volta, o holandês superou o espanhol e isolou-se na liderança. No cair da bandeira de xadrez, o “Bullet” triunfou com 9 segundos de avanço!
Romain Febvre tratou de superar Prado na volta de abertura e partir em busca do 3.º posto ocupado inicialmente por Jeremy Seewer. O francês bateu o suíço neste duelo e Calvin Vlaanderen também aproveitou a “boleia” para terminar na frente de Jorge Prado – algo imprevisível depois do domínio do piloto da GasGas na primeira manga.
Classificação geral
Está feito! Jeffrey Herlings (3.º/1.º) igualou o record de 101 vitórias em Grandes Prémios na posse de Stefan Everts desde 2006!
Romain Febvre (2.º/3.º) teve uma das suas melhores prestações do ano e subiu ao degrau intermédio do pódio enquanto que Jorge Prado (1.º/6.º) foi 3.º mas perdeu mais 5 pontos para Herlings na batalha pela liderança do campeonato.
Rubén Fernández (7.º/2.º) e Jeremy Seewer (5.º/4.º) fecharam o Top 5 numa prova em que o grande derrotado foi Maxime Renaux (13.º/6.º) que não foi além da 10.ª posição.
O campeonato do mundo de Motocross prossegue já nos dias 6 e 7 de Maio em Arroyomolinos, Espanha.
- Jeffrey Herlings (NED, KTM), 45 points
- Romain Febvre (FRA, KAW), 42 p.
- Jorge Prado (ESP, GAS), 40 p.
- Ruben Fernandez (ESP, HON), 36 p.
- Jeremy Seewer (SUI, YAM), 34 p.
- Glenn Coldenhoff (NED, YAM), 32 p.
- Calvin Vlaanderen (NED, YAM), 29 p.
- Mattia Guadagnini (ITA, GAS), 28 p.
- Valentin Guillod (SUI, HON), 23 p.
- Maxime Renaux (FRA, YAM), 18 p.
- Ben Watson (GBR, BET), 18 p.
- Alberto Forato (ITA, KTM), 18 p.
- Benoit Paturel (FRA, YAM), 17 p.
- Brian Bogers (NED, HON), 13 p.
- Brent Van doninck (BEL, HON), 11 p.
- Alvin Östlund (SWE, HON), 11 p.
- Maximilian Spies (GER, KTM), 8 p.
- Alessandro Lupino (ITA, BET), 7 p.
- Paulo Alberto (POR, YAM), 4 p.
- Tom Koch (GER, KTM), 3 p.;
- Mitchell Evans (AUS, KAW), 3 p.
- Michael Ivanov (BUL, HUS), 2 p.
- Hardi Roosiorg (EST, HON), 0 p.
- Ashton Dickinson (GBR, KTM), 0 p.
- Luis Outeiro (POR, YAM), 0 p.
- Kevin Brumann (SUI, YAM), 0 p.;
:.
(Foto: Ray Archer)