MX2, Indonésia: Pole-position de Lucas Coenen
Após as quedas de Sacha Coenen (KTM) e Kay de Wolf (Husqvarna), o piloto belga da fábrica da Husqvarna, Lucas Coenen, assumiu a liderança e venceu a corrida de qualificação de MX2 para o Grande Prémio da Indonésia.
Sacha Coenen , piloto belga de fábrica da Red Bull KTM, venceu o holeshot , mas na pista recém-regada antes da corrida escorregou e caiu, deixando Kay de Wolf ( Husqvarna ) herdar a posição de liderança. Após a queda, Sacha Coenen pegou um atalho, por isso foi penalizado e recuou 5 posições.
Kay de Wolf também caiu enquanto estava na liderança e caiu para o 3º lugar e desta vez o companheiro de equipa de De Wolf, Lucas Coenen, foi o beneficiário. A partir da 3ª volta, Coenen assumiu a liderança e controlou a corrida pela frente.
O piloto alemão da GASGAS Simon Längenfelder começou a corrida entre os 3 primeiros, mas foi ultrapassado por de Wolf no final e cruzou a linha de chegada em 3º lugar. Karlis Reisulis terminou a sua estreia com a equipa de fábrica da Yamaha em 15º lugar. O piloto de fábrica da Red Bull KTM, Liam Everts, não começou bem, mas lutou para subir do meio-campo para o 5º lugar . Lucas Coenen venceu a corrida de qualificação com uma vantagem de 5,9 segundos sobre de Wolf e Längenfelder.
Resultado da Qualiificação MX2
1. Lucas Coenen (B), Husqvarna
2. Kay de Wolf (NL), Husqvarna
3. Simon Längenfelder (D), GASGAS
4. Andrea Adamo (I), KTM
5. Liam Everts (B), KTM
6. Mikkel Haarup ( DK ), Triumph
7. Ferruccio Zanchi (I), Honda
8. Jack Chambers (EUA), Kawasaki
9. Camden Mc Lellan ( ZA ), Triumph
10. Oriol Oliver (E), KTM
11. Rick Elzinga (NL), Yamaha
12. Sacha Coenen (B), KTM