MX: Honda entra na Copa FIM E-Xplorer com Ruben Faria a dirigir a nova equipa

Por a 2 Fevereiro 2024 10:32

Uma nova equipa do HRC vai participar no Troféu Mundial FIM E-Xplorer a partir da temporada de 2024, que começa com a ronda em Osaka, no Japão, de 16 a 17 de fevereiro. Anunciou hoje a Honda em comunicado.

Francesca Nocera e Tosha Schareina são a dupla de pilotos que terá o privilégio de pilotar a CR Electric Proto, tendo como chefe de equipa o português Ruben Faria. A ‘Copa do Mundo FIM E-Xplorer’ é uma disciplina de endurocross com motos exclusivamente elétricas de motocross.

A série torna-se, portanto, o campo de batalha ideal para a CR ELECTRIC PROTO da Honda, que fez uma impressionante estreia competitiva na 8ª ronda do Campeonato Japonês de Motocross no final do ano passado contra os seus homólogos de combustão interna de 450cc.

Competindo pela equipa do HRC estarão a quatro vezes campeã italiana de MX e três vezes campeã italiana de Enduro Francesca Nocera, também com funções na Honda Racing RedMoto World Enduro Team no Campeonato Mundial de Enduro, e Tosha Schareina que se estreou na  Monster Energy Honda Team no Rally Dakar como piloto de fábrica.

Nocera e Schareina enfrentarão outras nove equipas, cada uma composta por um piloto masculino e uma feminina, de acordo com os regulamentos da série.

Novidade para 2024, existem duas categorias de competição, com as Hyperbikes maiores (máquinas protótipo de 7kwh-max usando uma distância entre eixos MX padrão) unidas por uma classe GT mais leve, baseada em modelos de produção regulares e pesando menos de 112kg.

Ruben Faria que dirige a equipa do HRC, comentou: “Estou muito entusiasmado por estar em outro projeto do Team HRC, rumo a uma temporada completa de competição eletrificada usando a Honda CR ELECTRIC PROTO. Vimos que quando a máquina fez a sua estreia competitiva no ano passado em Saitama era muito rápida nas mãos de Trey Canard – dois em três holeshots e mais do que capaz de correr na frente, à frente da competição estabelecida de 450cc. Foi uma estreia muito encorajadora. A competição será intensa, tenho certeza, e este é o melhor lugar para continuar a desenvolver nossa abordagem ao motocilciemo de duas rodas eletrificado e sustentável.”

“Obviamente que este projeto é muito diferente dos Rally-Raides, mas a minha carreira começou no Motocross, depois no Enduro antes de finalmente os ralis, portanto esta é uma área que gosto e onde me sinto confortável. Tosha e Francesca têm uma vasta experiência em Motocross e Enduro e penso que têm as competências para esta nova e inovadora série de motos eléctricas, E-Xplorer.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x