Motocross: Faleceu o fotógrafo Nuno Laranjeira
Nuno Laranjeira deixou-nos no passado sábado, dia 6 de Abril.
Um dos mais talentosos fotógrafos que o motociclismo português alguma vez viu, Laranjeira iniciou a sua carreira nos anos 90 na Photo Course e na MotoJornal.
Sempre em busca de explorar o seu talento e evoluir na sua arte, emigrou para Inglaterra no início dos anos 2000 e teve a oportunidade de trabalhar para importantes publicações internacionais e para várias marcas de renome. Anualmente, era também ele o fotógrafo oficial da seleção portuguesa no Motocross das Nações.
Em 2009, tem o devido reconhecimento por parte da Infront Moto Racing: vence o prémio de fotógrafo do ano do campeonato do mundo de Motocross! A foto de abertura deste artigo retrata o momento em que recebeu esse prémio das mãos de Giuseppe Luongo da Infront e de Wolfgang Srb da Federação Internacional de Motociclismo.
Numa das suas rarissimas incursões pelas redes sociais, escreveu no LinkedIn em 2023 em resposta aos elogios feitos por uma amiga, com a sua habitual boa disposição:
“Não sou nada disto das redes sociais, couldn’t care less mas este post prova o contrario…. O gajo está é cota!! A minha aventura Britânica ja esta feita…. 16 anos para chegar agora à conclusão que faço mais falta aqui com os pais do que continuar num país que se quer sabotar a si próprio…. triste. Nevertheless, o percurso foi o que mais valeu, tinha de ser feito. Não me arrependo de nada. The whole thing was mind boggling!”
Laranjeira faleceu este fim-de-semana em Inglaterra, vítima de doença prolongada.
Fica a homenagem a um grande profissional que, sem dúvida, elevou a fasquia para os fotógrafos de desportos motorizados ao longo de toda a sua vida.
Descansa em paz, Nuno.
:.
(Foto: MXGP)