Motocross Espanha, Malpartida de Cáceres: Outeiro, Lobo e Cardoso no Top 10
A terceira etapa do campeonato de Espanha de Motocross disputou-se este fim-de-semana em Malpartida de Cáceres e contou com um contingente português composto por 9 atletas.
Em MX1, Luís Outeiro fez o seu regresso ao campeonato de Espanha depois de em 2023 ter estado afastado da competição durante vários meses. 4.º nos treinos cronometrados, o piloto da Yamaha teve de abandonar cedo a corrida de qualificação e, por este motivo, viu-se afastado dos melhores lugares na grelha de partida. Apesar disso, o seis vezes campeão português de Motocross foi 7.º em ambas as mangas e terminou o dia na mesma posição da classificação geral.
Também na classe MX1, Francisco Salgueiro Jr. (15.º/18.º) foi o 17.º colocado e voltou a marcar pontos, ele que participou até agora em todas as rondas deste campeonato.
Sandro Lobo teve um fim-de-semana em crescendo na sua estreia em competição com uma 250cc 4T na categoria MX2. 13.º nos treinos cronometrados, 12.º na corrida de qualificação, o piloto da Yamaha seria 12.º e 9.º nas duas mangas, finalizando o dia num ótimo 10.º posto na classificação geral, ele que passou grande parte do ano de 2023 lesionado.
Abel Carreiro (20.º/18.º), Pedro Rino (19.º/19.º) e Alex Almeida (21.º/20.º) terminaram em posições consecutivas na tabela final da classe MX2, mais precisamente em 20.º, 21.º e 22.º.
Autor do “holeshot” na primeira manga de MX125, Gonçalo Cardoso (38.º/6.º) teve problemas que o levaram a abandonar quando, à sétima volta, seguia na 7.ª posição. Apesar desse azar, na segunda corrida o algarvio voltou a sair muito bem da grelha e, desta vez, confirmou todo o seu potencial com um excelente 6.º posto depois de rodar no Top 5 até faltarem duas voltas para o fim. Com isto, o resultado final do piloto do Boutaca Racing Team foi um 14.º lugar numa categoria em que Guilherme Leandro (33.º/39.º) terminaria o dia em 36.º.
Diana Murta (14.º/15.º) conseguiu um muito positivo 14.º lugar final entre as 23 atletas da categoria MX Feminino, naquela que foi a sua estreia neste competitivo campeonato.