Motocross das Nações: Rui Gonçalves 9º e Hugo Basaúla 16º
A derradeira corrida do Motocross das Nações, a que colocou em acção as categorias de MXGP e Open, acabou com Rui Gonçalves a alcançar a nona posição entre os pilotos da categoria MXGP e a 16ª posição da geral, enquanto Hugo Basaúla na categoria Open foi 16º e 34º da geral colectiva.
Um resultado dos dois pilotos portugueses que permite a Portugal assegurar a 16ª posição colectiva nesta edição do Motocross das Nações que este fim de semana se realizou em Matterley Basin, Inglaterra.
A última corrida, foi verdadeiramente de loucos na luta pela vitória, com o inglês Max Anstie empurrado pelos milhares de adeptos que se deslocaram a Matterley Basin, a assinar o ‘holeshot’ e a dominar as primeiras voltas, com o francês Romain Febvre na segunda posição e o holandês Jeffrey Herlings na terceira posição.
Contudo Anstie acabou por cometer um erro e entregar de bandeja a liderança da prova a Romain Febvre. No entanto o inglês não desistiu e a 13 minutos do final da corrida chegou à liderança, conseguindo despachar-se de Romain Febvre.
O francês que caiu para a segunda posição, teve ainda que lutar com o ‘foguete holandês’ que vindo de trás rapidamente ultrapassou Febvre para tentar colocar em Anstie.
A três voltas do final, Herlings encostou na roda do piloto britânico que aguentou todos os ataques do holandês acabando por vencer a prova e relegando Herlings para a segunda posição a 01,108s, enquanto Romain Febvre foi terceiro a 1m00,011s, enquanto o belga Jeremy Van Horebeek acabou na quarta posição a 1m20,559s e Tim Gajser fechou o top cinco a 1m27,421s.
Com estes resultados a França conquista a vitória no Motocross das Nações com um total de 20 pontos, o segundo lugar é ocupado pela Holanda com 31 e o lugar mais baixo do pódio é ocupado pela Inglaterra com 32 pontos.
Classificação da 3ª corrida MXGP e Open