Motocross: Campeonato do mundo de motos elétricas terá lugar em 2026
Está a ser planeada a criação de um campeonato do mundo de Motocross exclusivo para motos elétricas.
A notícia foi dada este sábado por David Luongo, presidente executivo da Infront Moto Racing – promotora do MXGP – na conferência de imprensa do Grande Prémio da Argentina, primeira ronda da temporada de 2024.
“Nos últimos meses e anos, existiram vários desenvolvimentos na eletrificação das motos, por isso penso ser um bom momento para promover a criação de uma nova classe de suporte [dos Grandes Prémios] que será inteiramente dedicada às motos elétricas” disse o italiano.
“Não queremos misturar as coisas [com motos de motores de combustão], queremos sim criar um caminho para esta tecnologia para que se desenvolva e continue a crescer, e veremos como se desenrolam os acontecimentos. Nos últimos meses, muitas coisas começaram sem que houvesse uma clara orientação sobre o rumo a tomar. Como somos a melhor e mais moderna plataforma de Motocross do mundo, penso que o MXGP deve também abraçar esta nova tecnologia” reiterou Luongo.
“Por isso, anunciamos que em 2026 queremos criar uma nova corrida de suporte [no programa de um Grande Prémio], em colaboração com a FIM e com os construtores, para o campeonato do mundo de motos elétricas. Apontamos conseguir realizar cinco ou seis corrida na Europa, por isso temos dois anos de trabalho com a FIM e com os construtores para definir as regras para as motos. Vai ajudar a preencher o programa de corridas de uma ronda de MXGP e também ajudará os fabricantes a terem uma plataforma profissional para tentar desenvolver estas motos, as quais jia estão no mercado” concluiu o responsável máxima da Infront.
:.
(Foto: BenjiMX16)