O mercado offroad seria inimaginável sem a KTM. Os austríacos dominam os setores de enduro e motocross há anos e esse sucesso deve continuar. Portanto, o objetivo é o mesmo, a tecnologia dá um grande salto e anuncia a próxima geração de motocross de Mattighofen.
A gama ainda é composta por 12 modelos: desde as motos elétricas para iniciantes até mini-motos de 2 tempos (50, 65 e 85 cc) até os modelos maiores de 2 tempos com 125, 250 e 300 cc de cilindrada. A série KTM SX-F é composta por motores de 4 tempos com 250, 350 e 450 cc. Estes destinam-se principalmente a motocross ambicioso e pilotos de MX. A KTM usa a vasta experiência das corridas e a traz para a próxima geração de modelos de série. Mas de que forma esse DNA de corrida está incorporado nos novos modelos SX?
Velha filosofia, nova tecnologia!
A série SX do ano 2023 utiliza parcerias com empresas como KEIHIN, PANKL e Brembo, que visam garantir um desempenho ainda melhor em todos os terrenos. As motos KTM SX 2023 possuem 2 mapeamentos (um mapeamento padrão com entrega de potência suave e outro para comportamento mais responsivo), controle de partida, controle de tração, um sensor de ângulo de inclinação e um horímetro padrão que exibe o status da injeção eletrónica de combustível e o nível de combustível através do sistema de gerenciamento do motor da Keihin. Graças à nova tecnologia da WP Suspension, a suspensão agora pode ser ajustada sem ferramentas. As novas motos apresentam um novo depósito de combustível de polietileno de 7,2 L que alimenta a bomba de combustível e o filtro de peça única bem protegidos. As rodas de liga leve Excel são mais rápidas e fáceis de controlar graças a um novo design de bocal de raio.
Mais potência e operação mais fácil
Ao girar os motores para trás em 2 graus, a centralização de massa pôde ser otimizada e o conceito do quadro melhorado em geral. As novas caixas de 5 velocidades da PANKL Racing Systems com um sensor adicional para os motores de 4 tempos, permitem mudanças de marcha ainda mais rápidas e suaves (a partir da 2ª relação) graças a uma função quickshifter. O quickshifter também pode ser desativado usando um interruptor no guiador. Um eixo seletor de peso otimizado na transmissão, deve agora garantir que menos potência seja necessária para o processo de mudança. Uma embraiagem hidráulica da Brembo é usada para dosar a potência.
Passando à alimentação dos motores de 2 tempos, os modelos KTM SX foram equipados com uma nova injeção eletrónica de combustível. Por causa disso, todas as motos SX apresentam um novo corpo do acelerador de 39 mm com injetores posicionados para resposta rápida. As motos 2 tempos possuem sensor de posição do acelerador que torna o motor mais suave em marcha lenta, melhora as partidas a frio e otimiza a mistura ar/combustível. O resultado deve ser mais potência, melhor resposta e consequentemente mais confiança na moto.
Novo quadro para mais agilidade
Na busca por dinâmica, estabilidade e robustez otimizadas, o conceito de quadro foi considerado na KTM. A estabilidade longitudinal desempenha um papel importante, que, juntamente com um feedback aprimorado para o piloto, visa evitar que a traseira mergulhe ao acelerar. De acordo com a KTM, isso agora foi alcançado com a ajuda de um novo quadro, suportes, sub-quadro, braço oscilante, novo posicionamento do motor, ergonomia e tecnologias da WP Suspension.
A estrutura é hidroformada, cortada a laser e soldada por robô. A espessura da parede foi otimizada para maior durabilidade em pontos de alta tensão, como os pontos de montagem da caixa de direção e do suporte. O subquadro é um componente híbrido feito de alumínio reforçado com poliamida, que atualiza o quadro na parte inferior e aumenta a sua flexibilidade para melhor controle e conforto. Pesa agora menos de dois quilos. Os motores de 2 tempos da série KTM SX agora têm novos pontos de montagem de motor paralelos. O conceito geral das motos é projetado para manobrabilidade: um exemplo disso são os novos apoios de pés que foram movidos mais para dentro, o que melhora a distância ao solo e os saltos no estilo ‘scrub’. As novas ‘peseiras’ têm ainda uma superfície de piso maior, mas são mais leves do que antes devido ao processo de fundição. A estabilidade também foi melhorada através de novos processos de fundição, com braços oscilantes ocos mais leves e fundidos e um novo eixo da roda traseira.
O amortecedor WP XACT agora é mais curto e mais leve. Nele, o óleo deve circular de forma mais confiável e com mais resistência. O tamanho minimizado do suporte também reduz o risco de entrada de poluentes e sujidade. A sua forma proporciona mais distância ao solo, enquanto a articulação e o amortecimento prolongado, juntamente com a nova geometria, melhoram a tração ao conduzir em terrenos acidentados. As motos KTM SX do ano modelo 2023 são mais estreitas e desportivas, mas oferecem superfícies de contato maiores para poder levar ainda melhor a moto.
Pneus Dunlop e muitos acessórios para os modelos KTM SX 2023
O Dunlop GEOMAX MX33, que conseguiu se afirmar contra a concorrência no processo de seleção, é usado como pneu de série. Para se manterem firmes contra a concorrência na corrida, muitos pilotos também vão querer otimizar e personalizar as suas próprias motos. Como de costume, a KTM oferece um amplo portfólio de peças de alta performance, especialmente desenvolvidas para os modelos 2023.