FMP: Assembleia Geral fez balanço da época de 2024 e preparou a de 2025

Por a 23 Dezembro 2024 13:36

Reunida em Assembleia Geral, a Federação de Motociclismo de Portugal fez o balanço da temporada de 2024 e preparou a época de 2025.

Reunida no passado dia 19 de dezembro em Assembleia Geral Ordinária na sua sede em Lisboa, a Federação de Motociclismo de Portugal fez o balanço das atividades levadas a cabo na época agora finda, tendo sido submetida à aprovação por parte dos delegados presentes o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2025, propostas essas aprovadas por unanimidade.

No que respeita ao balanço da atividade levada a cabo em 2024, foram realizados os 11 campeonatos nacionais previstos (Enduro, Enduro Sprint, Super Enduro, Hard Enduro, Motocross, Supercross, Supermoto, Flat Track, Todo-o-Terreno, Trial e Velocidade) bem como os vários campeonatos regionais de Motocross.

Foram ainda realizadas 14 provas internacionais de âmbito mundial, sendo 12 provas com estatuto de Campeonato do Mundo e duas de Taças do Mundo (MotoGP, Rally-Raid, Motocross, Superbike (2), Enduro (2), Sidecar, SidecarCross, JuniorGP (3), Bajas e Corridas em Areia) e, de âmbito europeu, Portugal acolheu ainda provas dos Campeonatos da Europa de Moto2, Stock, Quadcross, Motocross (EMX125, EMX250, EMX65 e EMX85), Bajas e Hard Enduro.

Relativamente à emissão de licenças desportivas, no acumulado de licenças de pilotos, oficiais, fiscais de prova e de equipa, a FMP atingiu o total de 1798 licenças, o maior número de licenças emitidas desde a criação da FMP, superando aquele que era até aqui o registo máximo, de 1776 licenças em 2023. Entre estas, foram emitidas 1442 licenças de pilotos, menos 34 licenças do que em 2022 – ano em que foi atingido o maior de licenças de pilotos na história da FMP.

Em termos de mototurismo, foram realizados o 26º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos, com oito eventos, o 26º Portugal de Lés-a-Lés, o 9º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road e o 26º Dia Nacional do Motociclista. O número de Cartões de Motociclista reduziu-se para 2499, enquanto, por outro lado, o total de clubes filiados aumentou para 154.

Relativamente a provas internacionais por seleções, a Federação de Motociclismo de Portugal fez alinhar equipas nacionais nas seguintes provas: International Six Days Enduro (com formações Sénior e Júnior), Motocross das Nações, Trial das Nações (com equipas no Troféu Internacional e, pela primeira vez, no Challenge das Nações), Supermoto das Nações, FIM Enduro Vintage Trophy e FIM MiniGP World Series.

Ainda a nível internacional, terminámos a temporada com a vitória de Pedro Bianchi Prata no Troféu de Veteranos da Taça do Mundo FIM de Bajas – competição em que David Megre e Pedro Bianchi Prata alcançaram também os 2º e 3º postos da classificação geral final – e os títulos de Campeão da Europa de Bajas para David Megre (Motos), Luís Fernandes (Quads) e a dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão (SSV), registando-se também a vitória do Moto Clube do Porto na competição de clubes do FIM World Touring Challenge.

No decorrer da Assembleia Geral foi depois apresentado para deliberação e discussão o Plano de Atividades para 2025 das diversas comissões desportivas e não-desportivas da FMP, planos esses aprovados por unanimidade e os quais iremos detalhando, por modalidade, ao longo das próximas semanas, bem como o Orçamento para 2025 que permitirá concretizar as atividades apresentadas à Assembleia.

Imagem:FMP Press

author avatar
Miguel Fragoso
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x