EMX125, Águeda, Final: Sandro Lobo 21.º na vitória de Janis Martins Reisulis
Sandro Lobo marcou os seus primeiros pontos no campeonato da Europa de Motocross na classe EMX125 no Grande Prémio de Portugal em Águeda, terceira ronda da temporada.
Infelizmente, Lobo foi o único português em prova já que Tomás Santos – apesar de ter garantido a qualificação – sofreu uma violenta queda nos treinos cronometrados e teve de ser evacuado para o hospital com várias escoriações. Gonçalo Cardoso foi outro luso presente mas o algarvio não logrou o apuramento.
1.ª manga
24.º nos treinos cronometrados, Sandro Lobo entrou com toda a garra apesar de um mau arranque. 26.º na primeira passagem pela linha de meta, o piloto da Yamaha rapidamente começou a subir na classificação e à sexta volta já era 20.º.
O líder do campeonato nacional de MX125 Júnior nunca baixou os braços e, depois de rodar várias voltas em 19.º, atacou nas derradeiras voltas para cortar a meta em 15.º. Um ótimo resultado para o jovem de Alverca após ter falhado por muito pouco o apuramento há duas semanas em Trentino.
A corrida foi dominada pelo letão Janis Martins Reisulis que triunfou com 17 segundos de avanço sobre Elias Escandell, espanhol que já competiu no campeonato nacional de Motocross. O francês Mathis Valin subiu o degrau mais baixo do pódio.
2.ª manga
Disputada na manhã de domingo, a segunda corrida de EMX125 foi bastante diferente para Sandro Lobo.
O piloto da Yamaha arrancou em 22.º e aí permaneceu durante mais de metade da corrida. À nona volta, o ribatejano conseguiu subir para 21.º, posição em que terminaria.
Desta vez, Mathis Valin dominou de início ao fim e impediu Janis Martins Reisulis de alcançar a “dobradinha”, ele que havia dominado na manga de sábado.
Classificação geral
Apesar de não ter conseguido pontuar em ambas as mangas, Sandro Lobo (15.º/21.º) mostrou o seu potencial, sobretudo na primeira manga em que veio de 26.° no arranque até 15.º.
Na classificação final do GP de Portugal, o jovem de Alverca terminou em 21.º, somando 6 pontos no campeonato que o colocam para já em 30.º.
Janis Martins Reisulis (1.º/2.º) foi o vencedor da prova e reforçou assim a sua posição de líder da classificação provisória do campeonato da Europa de Motocross na classe EMX125.
Ao lado do letão no pódio estiveram o francês Mathis Valin (3.º/1.º) e o alemão Maximilian Werner(8.º/3.º).
:.
(Foto: Ruben Policarpo)