Coupe de l’Avenir Motocross, 85cc: Portugal na 8.ª posição, Tomás Santos “à porta” do Top 10
A chuva dificultou a vida aos mais de 100 pilotos que participaram na 50.ª edição da Coupe de l’Avenir em Quievran, Bélgica.
Nas duas mangas da classe 85cc, disputadas este domingo num circuito muito pesado, Tomás Santos, Gonçalo Cardoso e Bernardo Pinto deram o melhor para trazer um bom resultado para Portugal.
Tomás Santos teve uma primeira manga atribulada. O piloto de Tomar era 9.º na passagem inicialpela linha de meta, conseguiu subir para 8.º mas caiu logo de seguida para 14.º. Ainda antes da bandeira de xadrez, o bi-campeão sofreu novos problemas e cortou a meta em 21.º.
O melhor estava guardado para a segunda manga. Santos arrancou em 8.º mas rapidamente chegou ao Top 5. Não satisfeito, o piloto da KTM aproveitou a última volta para atacar o sueco Erik Frisagard e chegar ao 4.º posto!
Gonçalo Cardoso foi o melhor português na primeira manga. Depois de sair da grelha em 25.º, o algarvio fez uma corrida muito consistente e, volta após volta, foi subindo na classificação para chegar finalmente ao 17.º lugar.
Infelizmente, uma queda na segunda corrida obrigou-o a abandonar, sendo encaminhado para o hospital para realizar exames de diagnóstico.
Bernardo Pinto teve problemas na primeira manga, sendo forçado a parar mas, na derradeira corrida do dia, “vingou-se” com o 22.º posto depois de arrancar em 26.º. É importante recordar que o piloto da Husqvarna está agora a concluir o seu primeiro ano na categoria 85cc.
No cômputo final, Portugal terminou na 8.ª posição na classe 85cc na edição que marcou meio século da criação da Coupe de l’Avenir, prova por onde já passaram quase todos os pilotos que viriam depois a sagrar-se campeões do mundo de Motocross.
Classificação 1.ª manga 85cc
Classificação 2.ª manga 85cc
Classificação geral individual 85cc
Classificação final por nações 85cc
- Bélgica, 23 pontos
- Suécia, 28 pontos
- Grã-Bretanha, 46 pontos
- Finlândia, 67 pontos
- Letónia, 68 pontos
- França, 70 pontos
- Bélgica 2, 92 pontos
- Portugal, 98 pontos
- Irlanda, 123 pontos
- Suíça, 123 pontos
- Estónia, 134 pontos
- Dinamarca, 153 pontos
- Islândia, 186 pontos
- Países Baixos, 61 pontos