CNMX: Hugo Basaúla vence Elite em fim-de-semana difícil
O Crossódromo do Granho recebeu no último fim de semana, pelo segundo ano consecutivo, uma ronda do Campeonato Nacional de Motocross.
O campeão Nacional em título, Hugo Basaúla, apresentou-se para esta ronda algo debilitado fisicamente devido a uma disfunção gástrica que o afetou na semana que antecedeu esta jornada. O piloto Kawasaki optou mesmo por não alinhar na primeira sessão dos treinos, de forma a salvaguardar-se para as derradeiras mangas do dia. “Foi sem dúvida uma semana difícil. A gastroenterite deixou-me completamente de rastos e foi em esforço que alinhei”.
Na primeira manga da tarde e com um arranque bastante “tímido” Basaúla era apenas terceiro. Longe dos mais diretos adversários e apesar de um bom andamento na parte final, o piloto Monster Energy viria a terminar na terceira posição MX1.
Já na derradeira manga e com um excelente arranque, Basaúla assumiu a liderança para não mais a largar até à bandeira xadrez. “O fim-de-semana não começou da melhor forma, no entanto consegui vencer a derradeira manga do dia. De manhã e sentindo-me mesmo fraco, optei por não fazer os treinos e poupar energias. Na primeira manga não consegui impor o meu ritmo e só mais para o final é que comecei a ser mais consistente. Na derradeira manga e apesar da enorme pressão, consegui liderar de início ao fim e garantir pontos importantes para o campeonato” afirmou Hugo Basaúla.
Após a quinta de nove jornadas que compõem o Campeonato Nacional de Motocross, Hugo Basaúla ocupa a terceira posição tanto na classe MX1 como Elite.
A próxima ronda do Nacional está marcada para 14 de Maio, no Crossódromo Internacional de Águeda.