CN Supercross, Poutena, SX Elite: Paulo Alberto mantém invencibilidade perante “casa cheia”
Poutena, a catedral do Supercross em Portugal, recebeu a quarta etapa do campeonato nacional de Supercross este sábado e, mais uma vez, a adesão do público foi massiva!
Depois de Paulo Alberto e Alex Miguel vencerem as Finais de SX1 e SX2, o leiriense levou consigo (de novo) os 3 pontos dos duelos “Head to Head”, batendo Hugo Basaúla. Para Miguel foi 1 ponto após triunfar sobre Afonso Gomes no duelo pela 3.ª posição no “Head to Head”.
Na Final de SX Elite, Paulo Alberto não quis deixar os seus “créditos por mãos alheias” e assumiu o comando logo na volta de abertura.
Com um ritmo fortíssimo no início da corrida, o piloto da Yamaha colocou 7 segundos entre ele e Hugo Basaúla nas cinco primeiras voltas e, a partir daí, foi gerindo e ampliando gradualmente a vantagem até ao cair da bandeira de xadrez.
O “Paulinho” manteve assim a invencibilidade na temporada de 2023 e vai para a derradeira ronda do ano com 16 pontos de avanço sobre o “Basa” no campeonato de SX Elite.
Para Hugo Basaúla esta foi mais uma etapa no desenvolvimento da sua relação com a Fantic. O campeão em título foi o mais rápido nos treinos livres – por isso, a velocidade está lá – e certamente não vai querer que Alberto termine o ano invicto.
Na primeira metade da corrida, o 3.º posto pertenceu sempre a Alex Miguel mas o piloto da KTM não resistiu à pressão e ao ritmo de Afonso Gomes.
O piloto da Yamaha não saiu tão bem da grelha quanto os seus adversários – algo que tem sido o seu maior “handicap” este ano – mas, mesmo tendo arrancado em 7.º, nunca desistiu e concretizou o objetivo de subir ao pódio de SX Elite pela segunda semana consecutiva.
O espanhol viu-se assim relegado para o 4.º posto e foi por apenas 2,3 segundos que bateu Ricardo Freire. Depois de algum azar nas primeiras rondas do campeonato, o piloto da Figueira da Foz “vingou-se” com um Top 5 em SX Elite (e um pódio em SX2).
Daniel Pinto, André Sérgio, Martim Palma, Pedro Rino e Alex Almeida preencheram os restantes lugares do lote dos 10 primeiros.
O campeonato nacional de Supercross tem a sua derradeira ronda no dia 12 de Agosto em Arões, Fafe.
:.
(Foto: Luis Duarte/FMP)