CN Supercross, Fernão Joanes: Início vitorioso para Alberto e Costa
O campeonato nacional de Supercross teve a sua jornada de abertura no Crossódromo Internacional das Lajes em Fernão Joanes, Guarda.
Final SX1/SX2
Com 14 pilotos no conjunto das classes SX1 e SX2, foi realizada uma única Final com classificações separadas de modo a atribuir pontos para cada um dos campeonatos.
Paulo Alberto foi o autor do “holeshot”, levando atrás de si Hugo Basaúla. O piloto da Fantic pressionou o leiriense mas, a meio da corrida, o piloto da Yamaha “descolou” do n.º 747 e rumou a um triunfo tranquilo. No cair da bandeira de xadrez, PA bateu HB por 15,4 segundos!
Fábio Costa foi 3.º de início ao fim e levou consigo a vitória entre os pilotos de SX2. O regressado Ricardo Freire perseguiu o piloto da GasGas durante muito tempo mas acabaria alcançado por Afonso Gomes. O piloto da Yamaha atacou o da KTM a quatro voltas do fim e assumiu o 4.º lugar absoluto e 2.º de SX2.
Ricardo Freire seria ainda ultrapassado por André Sérgio e os dois terminariam no degrau mais baixo do pódio de cada uma das suas respetivas classes. Seguiram-se três pilotos de SX2: Martim Palma, Alex Almeida, Pedro Rino e Tomás Santos.
Duelos Head-to-Head
Paulo Alberto bateu Afonso Gomes no primeiro duelo da noite e Hugo Basaúla derrotou Fábio Costa.
Desta forma, Costa e Gomes defrontaram-se no duelo pela 3.ª posição do “Head-to-Head” e seria o piloto da GasGas a levar a melhor sobre o da Yamaha. O n.º 291 garantiu assim 1 ponto para o campeonato SX Elite.
No duelo final, Hugo Basaúla saiu melhor da grelha mas Paulo Alberto fez um “blockpass” ao piloto da Fantic na quarta curva e assumiu a liderança. Na volta seguinte, precisamente no mesmo sítio, “Basa” tentou a mesma manobra mas o piloto da Yamaha aguentou firme e conquistou os 3 pontos para o vencedor dos duelos “Head-to-Head”.
Naquele que foi o ponto alto da noite, Alberto e Basaúla levaram o público ao rubro ao cortarem a meta separados por meio segundo!
Final SX Elite
Paulo Alberto não quis deixar os seus créditos por mãos alheias e rubricou o “holeshot” na corrida mais importante da noite. Hugo Basaúla não saiu tão bem da grelha mas rapidamente subiu ao 2.º posto e partiu em busca do leiriense.
Tal como na Final de SX1 e SX2, o piloto da Fantic pressionou o n.º 211 na primeira metade da corrida mas Alberto aproveitou alguns erros do “Basa” para fugir do seu adversário e triunfar por uma significativa margem de 11,3 segundos!
Fábio Costa arrancou em 3.º mas uma aparatosa queda à quarta volta fê-lo descer para 6.º. Numa corrida de grande sacrifício, o piloto da GasGas não desistiu e precisou apenas de quatro voltas para recuperar o degrau mais baixo do pódio, posição que não mais viria a perder.
Afonso Gomes teve um péssimo arranque e era apenas 11.º na volta de abertura. O piloto da Yamaha “arregaçou as mangas” e volta após volta foi subindo na classificação para finalmente ascender a um excelente 4.º lugar.
Com a Beta 300RX a 2T, André Sérgio fez uma corrida sempre ao ataque e, a duas voltas do fim, superou Pedro Rino e cortou a meta em 5.º. O piloto da Beta perderia ainda mais uma posição antes do cair da bandeira de xadrez já que Martim Palma também o ultrapassou, terminando assim em 6.º e 7.º.
Ricardo Freire chegou a rodar em 4.º mas uma disputa com André Sérgio levou a uma saída de pista na qual o piloto da KTM viu uma bandeira ficar enrolada na sua roda traseira. O incidente não lhe permitiu ir além do 8.º posto. Com duas prestações muito consistentes, Alex Almeida e Tomás Santos fecharam o Top 10.
O campeonato nacional de Supercross prossegue no dia 22 de Julho em Lustosa, no concelho de Lousada.
:.
(Foto: ACR Fernão Joanes)