CN Motocross, Lustosa, MX2: “Dobradinha” de Eric Tomas
Lustosa recebeu a segunda ronda do campeonato nacional de Motocross na categoria MX2.
Se na prova de abertura da temporada, Eric Tomas (1.º/1.º) repartiu as vitórias com Sandro Lobo, desta vez o espanhol não fez a coisa por menos e triunfou confortavelmente nas duas mangas do dia.
No entanto, o piloto da Yamaha teve forte oposição de Alexandre Marques (2.º/2.º) nos minutos iniciais da segunda corrida. O piloto da Husqvarna foi claramente o segundo melhor desta classe, liderando até sucumbir ao ataque de Tomas.
Em desvantagem face às mais potentes 250cc 4T, Sandro Lobo (4.º/3.º) não saiu bem da grelha em qualquer uma das mangas mas, ainda assim, subiu ao pódio da classificação geral e voltou a triunfar na classe MX125 Júnior.
Fábio Costa (3.º/5.º) teve na sua mão a hipótese de lutar pela vitória na segunda manga mas uma queda ao tentar ultrapassar o líder Alexandre Marques na segunda volta deitou tudo a perder quando a sua GasGas embateu contra a traseira da Husqvarna n.º 25. O jovem da Lourinhã recuperar até 5.º o que lhe permitiu terminar o dia na 4.ª posição geral.
Afonso Gomes (6.º/4.º) fez esquecer o azar sofrido no Granho – onde se lesionou na queda coletiva no arranque que envolveu vários pilotos – com uma ótima prestação em Lustosa. O piloto da Yamaha esteve em particular destaque na segunda manga onde segurou atrás de si Fábio Costa, Martim Espinho (5.º/6.º) e Henrique Benevides (7.º/8.º).
Gomes, Espinho e Benevides animaram a batalha por um lugar no Top 5 em ambas as corridas, luta da qual fez parte também Pedro Rino (8.º/7.º) na segunda manga. O piloto da KTM foi o autor dos dois “holeshots” do dia e, não fosse um erro quando ocupava o 4.º lugar na última corrida, poderia ter feito melhor que 7.º na classificação geral.
O endurista Tomás Clemente (10.º/9.º) e o “rookie” Tomás Santos (11.º/10.º) fecharam o lote dos 10 melhores nesta segunda etapa do CNMX.
O campeonato nacional de Motocross tem a sua terceira etapa no dia 2 de Abril em Alqueidão em simultâneo com o mundial de Sidecarcross.
:.
(Foto: Luis Duarte/FMP)