Só deu Paulo Alberto na jornada de abertura do campeonato nacional de Motocross na categoria MX1, realizada este domingo no Granho.
Agora com um novo formato – com duas mangas de MX1 e duas mangas de MX2 e sem manga de MX Elite – tivemos uma grelha com 32 pilotos como há muito não se via na cilindrada maior do CNMX.
Paulo Alberto (1.º/1.º) venceu tudo o que havia para vencer e de forma muito autoritária. O piloto da Yamaha realizou o “holeshot” em ambas as mangas e dominou-as “de fio a pavio”.
O domínio do leiriense foi tal que na primeira corrida triunfou com 1m20s de vantagem sobre o 2.º classificado mas, na última manga, “dobrou” todos os outros 31 concorrentes!
Bruno Charrua (2.º/2.º) foi claramente o segundo melhor em pista. O piloto da GasGas nunca saiu bem da grelha e teve de fazer duas corridas “de trás para a frente” que o levaram ao degrau intermédio do pódio no final do dia.
Joel Anton (3.º/3.º) lutou com Charrua, principalmente na primeira manga, mas o alentejano levou sempre a melhor. Ainda assim, o espanhol começou o ano com um pódio depois de levar a melhor sobre Hugo Santos (4.º/4.º) na última volta da derradeira corrida do dia.
“El Toro” chegou a rodar em 2.º na segunda manga e, mesmo ultrapassado por Bruno Charrua, deu luta a Anton e mostrou que, aos 40 anos de idade, ainda terão que contar com ele – dito isto, obviamente foi ele que venceu na classe MX Veteranos.
Aos comandos de uma Beta 300RR 2T de Enduro, André Sérgio (4.º/6.º) sofreu uma queda no arranque da última corrida. O ribatejano veio quase de último até 6.º e assegurou um Top 5 na classificação geral.
Retirado do Enduro no final do ano passado, Gonçalo Reis (7.º/5.º) veio fazer uma “perninha” no Motocross e levou consigo o 6.º posto final.
Francisco Salgado (6.º/7.º) Jose Feijjoo (8.º/9.º), Ramos Relier (10.º/8.º) e Nuno Palma (12.º/10.º) fecharam o lote dos 10 primeiros neste início de temporada.
O campeonato nacional de Motocross prossegue no dia 19 de Março em Lustosa (Lousada).

:.
(Foto: Rúben Policarpo)