Nem a chuva impediu que o tradicional Motocross de Domingo de Páscoa se realizasse em Casais de São Quintino.
Tal como manda a tradição e apesar de condições meteorológicas menos convidativas, o público acorreu ontem ao Crossódromo de Casais de São Quintino, perto do Sobral de Monte Agraço, para assistir à prova de Motocross de Domingo de Páscoa, a quarta jornada do Campeonato Nacional da modalidade. Xurxo Prol (MX1), Sandro Lobo (MX2), Duarte Pinto (MX85), Thiago Rodriguez (MX65), Vasco Salgado (MX125 Júnior) e João Marques (MX Veteranos) foram os vencedores do dia.
Uma vez mais, como tem sido a ‘sina’ desta temporada do Campeonato Nacional de Motocross, a chuva voltou a marcar presença e, apesar dos esforços da Comissão de Motocross da FMP e da organização nos dias anteriores à prova para deixar a pista em boas condições para as corridas, questões de segurança obrigaram a cancelar a participação dos pequenos atletas das MX50.
Assim, após um sábado reservado a treinos e mangas de qualificação, algumas ‘abertas’ no domingo e a paixão pelo Motocross e por esta prova tão emblemática ajudaram a que o público marcasse presença para um bom lote de oito corridas, com duas mangas por cada uma das categorias – MX1/Veteranos, MX2/125JR, MX85 e MX65.
Em MX1 favoritismo recaía naturalmente sobre o Campeão Nacional Luís Outeiro (Yamaha), prognóstico reforçado pela ausência de Paulo Alberto, ainda a recuperar de uma lesão. Mas Outeiro acabaria por se ver envolvido numa queda logo ao início, que deixaria a sua moto impossibilitada de prosseguir, abrindo assim caminho para uma vitória confortável do espanhol Xurxo Prol (Husqvarna) sobre as Yamaha de Afonso Gomes e Henrique Benevides.
Na segunda corrida, de regresso à ação, Luís Outeiro não perdoou e venceu com 17s de vantagem para Xurxo Prol, que assegurava assim a vitória à geral. Afonso Gomes foi 3º nesta manga e 2º da geral. Entre os Veteranos, os dois dominadores do campeonato, Ricardo Aires e Edgar Almeida, cedo ficaram ‘fora de combate’ – ambos foram examinados, não havendo lesões a reportar -, e foram João Marques (Suzuki) e Paulo Lopes (TM) a dividirem os triunfos, com a vitória à geral para Marques e a liderança do campeonato a passar para Paulo Lopes.
Nas mangas que reuniram as MX2 e as MX125 Júnior, Sandro Lobo (Yamaha) manteve intocada a sua série invicta rumo à renovação do título de MX2, triunfando sempre na frente de Martim Espinho (KTM), enquanto Valentino Vázquez (KTM) e Tomás Santos (Triumph) alternavam nos 3º e 4º lugares. Já entre as 125 Júnior, a novidade deve-se precisamente à razão oposta, com Gonçalo Cardoso (Husqvarna) a ser batido pela primeira vez, somando dois segundos lugares.
Na primeira manga venceu o espanhol Jacobo Velasquez (GasGas), com Vasco Salgado (Yamaha) em 3º lugar, enquanto na segunda corrida seria o mesmo Vasco Salgado a conquistar o triunfo e também a vitória à geral, a sua primeira nesta classe.




Em MX85 assistimos a grande lutas, com Leonardo Gaio (Yamaha) a dar boa réplica ao Campeão Duarte Pinto (KTM), mas seria este último a cruzar a meta em primeiro lugar em ambas as mangas, sendo acompanhado ao pódio geral por Leo Gaio e Guilherme Gomes (KTM). Finamente, em MX65, novo duplo triunfo para o jovem espanhol Thiago Rodriguez (GasGas), que assim mantém a sua invencibilidade, sempre seguido por Salvador Campino (Yamaha) e Saúl Lopez (Husqvarna).
Uma nota final de agradecimento para os elementos da organização e da Comissão de Motocross da FMP por terem levado a bom porto mais esta árdua missão, bem como aos nossos pilotos, verdadeiros guerreiros que, novamente, não viraram a cara à luta em condições difíceis.
O Campeonato Nacional de Motocross prossegue a 24 e 25 de maio em Fernão Joanes, um fim de semana em que o Crossódromo das Lajes recebe também a Taça do Mundo FIM de Motocross Vintage.
Fotos: Pedro Antunes Photography