AMA Supercross 450, Daytona: Jett Lawrence dá lição de condução
A oitava ronda do campeonato AMA Supercross 450 teve lugar este sábado no mítico Daytona International Speedway.
À chegada a esta ronda os 7 primeiros classificados do campeonato estavam separados por apenas 19 pontos, algo nunca antes visto nos 50 anos de história do AMA Supercross!
Num circuito bastante “pesado” e com muitos regos devido à chuva que caiu ao início do dia, Chase Sexton foi o autor do “holeshot” levando atrás de si o recordista de vitórias em Daytona, Eli Tomac.
Tomac queria o seu primeiro triunfo de 2024 mas a verdade é que Sexton cometeu menos erros que o piloto da Yamaha e aguentou a liderança nas primeiras quatro voltas.
No entanto, nenhum dos norte-americanos teve resposta para Jett Lawrence. O “rookie” saiu da grelha na 5.ª posição mas rapidamente se instalou em 3.º.
O australiano “estudou” as trajetórias de Tomac e Sexton durante os primeiros cinco minutos de corrida mas, à quinta volta, “apanhou desprevenidos” os campeões de 2022 e 2023 e, no espaço de três retas, suplantou ambos e subiu à liderança!
A partir daí, o piloto da Honda isolou-se no comando, chegando a ter 10 segundos de vantagem sobre os seus adversários. Chase Sexton segurou a 2.ª posição até a duas voltas do fim, mas Eli Tomac acabou por se mostrar mais forte e ascendeu ao degrau intermédio do pódio.
7.º no arranque, Cooper Webb não esteve ao nível do pelotão da frente mas, fiel à sua imagem, nunca desistiu, aumentou o ritmo na fase final e “roubou” o 4.º lugar a Ken Roczen na última volta.
Numa altura em que o campeonato segue para Birmingham no dia 9 de Março, Jett Lawrence ampliou a liderança do campeonato para 10 pontos sobre Cooper Webb, 13 pontos para Chase Sexton e 16 pontos para Eli Tomac. Está ao rubro a batalha pelo título no AMA Supercross 450!
:.
(Foto: Honda Racing Global)