AMA Supercross 450, Birmingham: Domínio absoluto de Jett Lawrence
A nona ronda do AMA Supercross 450 teve lugar em Birmingham, no estado do Alabama, pela primeira vez desde 1984!
No arranque, Cooper Webb foi o mais rápido a chegar à primeira curva mas Jett Lawrence “trocou as voltas” ao piloto da Yamaha, cortou por dentro e assinou o “holeshot“!
Webb tentou mostrar a roda dianteira a Lawrence logo na segunda curva mas o piloto da Honda mas o jovem não se deixou intimidar. Pouco depois, o n.º 2 apanhava um valente susto ao ver uma “Monster Girl” atravessar a pista à sua frente! Felizmente, CW conseguiu evitar a queda e partiu em perseguição do líder.
No entanto, por culpa de Jett Lawrence, a corrida foi uma verdadeira “seca” no que à luta pela vitória diz respeito… O australiano não cometeu qualquer erro ao longo dos 20 minutos de prova e isso fez toda a diferença num circuito que se revelou bastante traiçoeiro devido à muita chuva que caiu na sexta-feira.
Webb ainda tentou aproximar-se nas últimas voltas mas o n.º 18 voltou a triunfar, ampliando assim a sua vantagem na liderança do campeonato para 13 pontos sobre o n.º 2. Faltam ainda oito rondas e tudo pode acontecer…
Justin Cooper rodou em 3.º durante mais de metade da corrida mas o piloto da Yamaha não conseguiria segurar atrás de si Ken Roczen e Chase Sexton. Se o “rookie” não teve resposta para o piloto da Suzuki o mesmo não aconteceu com o campeão em título, com quem Cooper se bateu de igual para igual praticamente até ao cair da bandeira de xadrez.
Jason Anderson e Eli Tomac tiveram péssimos arranques (12.º e 11.º respetivamente) e foram obrigados a fazer uma grande recuperação. Apesar de ter vencido a sua eliminatória, a verdade é que Tomac quebrou o ritmo na fase final e perdeu o 6.º posto para Anderson a duas voltas do fim.
Aaron Plessinger, Justin Barcia e Malcolm Stewart fecharam o Top 10 numa prova em que Dylan Ferrandis abandonou à terceira volta depois de uma queda.
O campeonato AMA Supercross prossegue em Indianapolis no dia 16 de Março.
:.
(Foto: Honda Racing Global)