AMA Playoff SMX 250, Concord: Haiden Deegan (Yamaha) vence com confiança
Com vitórias em ambas as corridas, o piloto de fábrica da Yamaha, Haiden Deegan, venceu a primeira final dos playoffs de SMX 250 no zMAX Dragway em Concord, à frente de Julien Beaumer (KTM) e Levi Kitchen (Kawasaki). Tom Vialle (KTM) terminou em 5º lugar.
Primeiro de 3 playoffs no zMAX Dragway de Concord em Charlotte: O piloto de fábrica da Husqvarna, RJ Hampshire, fez a volta mais rápida na qualificação com 1:41.618. Haiden Deegan (Yamaha) partiu do segundo lugar da grelha com 1:42.102, mas o “dangerboy” Deegan foi o único piloto que conseguiu saltar a combinação de 4 saltos nos woops. Esta capacidade deu-lhe uma vantagem decisiva nas corridas.
A primeira corrida teve de ser interrompida com bandeira vermelha após uma queda no início do piloto da Triumph Works, Jalek Swoll. Swoll colidiu com Deegan na recta da partida e caiu com força. Teve de receber tratamento médico e ser conduzido para fora da pista. Swoll não pôde voltar a arrancar e assim não houve mais triunfos no pelotão.
O recomeço foi ganho pelo piloto de fábrica da Red Bull KTM, Julien Beaumer, que chegou a distanciar-se por alguns segundos nas primeiras voltas.
Deegan começou no top 10 e destacou-se com uma escolha de linha extremamente versátil e alta velocidade em curva. Na secção de ondas, que saltou como uma combinação quádrupla, ganhou metros repetidamente, ultrapassou um piloto após o outro e teve de reduzir a diferença para o líder Beaumer em cerca de 3 segundos nas últimas voltas. Beaumer, que foi a surpresa da noite, teve de deixar Deegan passar, mas conseguiu deixar uma marca clara no segundo lugar.
Após o início da segunda corrida, o cenário era semelhante: Deegan teve de lutar para avançar a partir do meio do pelotão, enquanto Levi Kitchen (Kawasaki) liderava. Mais uma vez, Deegan foi confiante para a frente e venceu com uma vantagem de 4 segundos sobre Kitchen e o britânico Max Anstie (Yamaha), que desta vez teve um bom arranque. Beaumer terminou em quarto nesta corrida e foi segundo na geral com um resultado de 2-4. Tom Vialle (Red Bull KTM) terminou em quinto com um resultado de 4-7.
Com a sua vitória em Concord, Haiden Deegan lidera o campeonato SMX com a pontuação máxima de 50 pontos à frente de Levi Kitchen (Kawasaki). O segundo play-off continua na próxima semana no Texas. Aí, os pontos serão duplicados.
Resutado do SMX Playoff Concord, 250:
1. Haiden Deegan (EUA), Yamaha, 1-1
2. Julien Beaumer (EUA), KTM, 2-4
3. Levi Kitchen (EUA), Kawasaki, 5-2
4. Jo Shimoda (JAP), Honda, 3-5
5. Tom Vialle (FRA), KTM, 4-7
Classificação SMX 250 Playoff (após 1 de 3 eventos):
1. Haiden Deegan (USA), Yamaha, 50 pontos
2. Levi Kitchen (USA), Kawasaki, 42, (-8)
3. Tom Vialle (F), KTM, 37, (-13)
4. Jo Shimoda (J), Honda, 36, (-14)
5. Julien Beaumer (USA), KTM, 35, (-15)