SBK, 2020: Max Biaggi impressionado com recorde elétrico
Max Biaggi aventurou-se em novo território há uma semanas, quando aos 49 anos conduziu a Voxan eléctrica para atingir mais de 400 km/h
No dia 1 de Novembro, Massimiliano Biaggi, lenda do MotoGP e da Superbike, com 6 títulos mundiais, entre 250 e SBK, bateu onze recordes mundiais de motos elétricas na pista do aeródromo francês de Châteauroux.
Para a tentativa bem sucedida, foram utilizadas duas versões diferentes da Voxan Wattman, que é alimentada por um motor de 270 kW, uma com revestimento integral, a outra sem carenagem.
O romano alcançou a velocidade máxima mais alta de 408 km/h!
“Conseguir isto aos quase 50 anos é eletrizante“, disse Biaggi há dias. “Nunca tinha experimentado uma velocidade de 408 km/h, nem mesmo em motocicletas de MotoGP. Foi inacreditável porque tudo acontece em tal silêncio!”
Sem o som dominante de um motor de explosão pro baixo de si, outras sensações vieram para a frente.
“Um motor de combustão produz frequências inconfundíveis, enquanto o motor elétrico é mais capaz de fazer tudo em silêncio quase absoluto”, prosseguiu Biaggi. “Nesta situação, notam-se coisas que normalmente são cobertas pelo motor. Por exemplo, o rolar dos pneus e a deslocação de ar, que é cortada pelo vidro frontal. O som é diferente, mas igualmente apelativo. Mas o que realmente nos atinge é o silêncio a esta velocidade!»