Rossi espera que as novas regras tragam pilotagem ‘à antiga’
Valentino Rossi espera que a troca da Bridgestone pela Michelin como novo fornecedor de pneus e um software eletrónico mais básico possam permitir uma pilotagem ‘à antiga’ em 2016.
Nos testes de final de época realizados em Valência, todos os pilotos tiveram algumas dificuldades em ambientar-se às alterações introduzidas, sofrendo pelo caminho várias quedas enquanto procuravam adaptar o seu estilo de condução às características radicalmente distintas do novo pneu dianteiro da Michelin. No entanto, houve alguns pilotos que manifestaram o seu agrado com as novas sensações. O italiano Andrea Iannone foi um deles: “A nova eletrónica ajuda-me porque tens mais sobreviragem. Para mim é quase como voltar atrás no tempo”, referiu. “O software anterior tinha mais funções que te ajudavam, portanto acabas por derrapar mais com o novo software, e precisamos em definitivo de ter atenção para o desgaste da borracha. Também gosto dos novos Michelin; acaba por ser divertido porque tens de ter uma abordagem mais cuidadosa, pelo menos até os dominares na totalidade”, concluiu.
Já Valentino Rossi espera que as mudanças possam melhorar a qualidade das corridas, o que justificaria a introdução destas alterações: “Seria bom que tal acontecesse, até porque essa foi certamente o motivo da redução da eletrónica”, constatou.
“É um pouco como regressar no tempo vários anos, porque todos os construtores nas útimas temporadas têm trabalhado muito no desenvolvimento da eletrónica, tornando a condução mais fácil e também que consigamos manter constantemente o mesmo ritmo por volta. Os pneus são também mais básicos e por isso espero, como o Andrea [Iannone] disse, que as corridas se tornem mais divertidas e ‘old school’ para que possamos ter mais lutas na frente novamente.”