Quartararo: a história e a ascensão do novo rei do MotoGP

Por a 1 Novembro 2021 10:15

Fabio Quartararo chegou ao topo do MotoGP em Misano, numa corrida em que subiu do 15.º até ao quarto lugar, beneficiando da queda do rival da Ducati Francesco Bagnaia para se tornar no primeiro campeão francês na categoria principal e no primeiro piloto da Yamaha a ganhar o título desde 2015. Mas a história de Quartararo começou bem cedo.

Fabio tinha quatro anos quando o seu pai Étienne, antigo campeão de 125cc, lhe deu um Yamaha PW50. Com essa primeira moto, começou a conduzir em vários mini-circuitos da sua região para aprender o básico, antes de ir correr para Itália e Espanha, onde o sucesso não demorou, com a conquista dos títulos de 50, 70 e 80cc no campeonato catalão e o título pré-Moto3 no campeonato mediterrâneo. Fabio foi também o mais jovem a ganhar o campeonato júnior de Moto3, em 2013, defendendo depois o título com sucesso.

Quartararo teve assim a oportunidade de subir à Moto3 mais cedo do que era permitido e conseguiu logo um pódio na segunda corrida, no Texas. Seguiram-se outros bons resultados, até que chegou a primeira grande contrariedade, curiosamente em Misano, onde Fabio partiu o tornozelo. Falhou várias corridas, ainda regressou nesse ano, mas só foi décimo no campeonato.

Nessa altura, Éric Mahé tornou-se o novo manager de Quartararo e o francês subiu à Moto2 em 2017 numa tentativa de fazer um reset na carreira. Mas esse ano foi mesmo o mais duro da carreira de Quartararo, levando a sua equipa (a Pons) a substituí-lo para 2018. E aí entrou Lucas Boscoscuro, que o trouxe para a Speed Up. Na Catalunha, Quartararo foi dominante, com pole, vitória e volta mais rápida da corrida, seguindo-se outro pódio em Assen. O chefe da Yamaha, Lin Jarvis, atento a tudo isto, chamou o piloto para o MotoGP em 2019. E o resto é história.

Quinto na classificação geral na sua época de estreia na categoria principal, rookie do ano e sete pódios, um registo impressionante que silenciou os críticos. Em 2020, a coisa não foi tão fácil. Começou bem, com duas vitórias em Jerez, mas uma época cheia de dificuldades viu-o terminar longe do título, com Joan Mir a ser o campeão. E em 2021, já na equipa de fábrica da Yamaha, Quartararo chegou finalmente ao topo, com cinco vitórias, dez pódios e uma época fantástica.

Texto de Bernardo Figueiredo

author avatar
Redação
4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x