Nova Aprilia RS-GP atrasada
Com os primeiros testes de 2016 do MotoGP a realizarem-se entre os dias 1 e 3 de fevereiro em Sepang na Malásia, a Aprilia anunciou já que a nova RS-GP não estará presente nestes primeiros dias de trabalho, com Álvaro Bautista e Stefan Bradl a utilizarem ainda a versão de 2015.
A nova moto terá um motor totalmente redesenhado, muito mais compacto face ao derivado da RSV-4 até aqui utilizado e deverá ser pela primeira vez testado num teste privado provavelmente no final deste mesmo mês de janeiro. Sabe-se igualmente que o motor terá cambota contra-rotante à semelhança da Yamaha e da Ducati e para já fica agendada a sua estreia ao lado dos argumentos das rivais para o circuito de Losail no Qatar, quando aí se realizarem os derradeiros testes do ano entre 2 e 4 de março. A Aprilia irá assim utilizar a versão 2015 nos testes de Phillip Island entre 17 e 19 de fevereiro.
Este atraso na conclusão da nova moto deixou igualmente sem evolução o acordo que poderia ligar a marca à Iodaracing, que pretendia alugar as duas RS-GP 2015 para Alex de Angelis.