Mugello: Desafio a alta velocidade para os pneus

Por a 29 Maio 2019 12:35

A Michelin está numa das etapas mais esperadas do ano, neste final de semana, no impressionante Autódromo Internazionale del Mugello para o Grande Prémio de Itália Oakley.

Aninhado nas encostas da Toscana, Mugello apresenta 15 curvas, 6 esquerdas e 9 direitas, e um pouco de tudo entre estes dois extremos. Mudanças de elevação, curvas muito rápidas, outras lentas, e a maior reta no calendário, onde os pilotos podem atingir velocidades superiores a 350 km / h são só algumas das armadilhas à espreita.

Como resultado, pode ser um dos traçados mais exigentes do ano para o fabricante francês de pneus, com zonas de forte travagem, áreas de aceleração violenta e curvas em contra-relevé, além de uma superfície de abrasão média, o que aumenta o desafio.

A escolha oferecida aos pilotos de slicks de compostos macios, médios e duros apresentará a nova tecnologia de borracha na traseira, que incluirá um acabamento assimétrico com um lado direito mais duro, enquanto as frentes são simétricas. Há também uma alocação de pneus de chuva de compostos traseiros assimétricos suaves e médios e pneus dianteiros macios e médios simétricos.

Piero Taramasso, Gerente de Duas Rodas da Michelin Motorsport, diz a propósito: “Mugello é certamente uma das pistas especiais do calendário, a sua magnífica localização fá-lo sobressair, mas é também um dos circuitos mais exigentes. Os pneus realmente têm que trabalhar duro durante todo o fim-de-semana, e nós temos que ter uma seleção que possa cobrir muitas eventualidades. Pode ser frio no período da manhã, antes do sol se erguer acima das colinas e aquecer o asfalto, e depois, o asfalto pode ficar muito quente, por isso precisamos de uma seleção para cobrir isso.”

“Além disso, a pista tem muitos aspetos diferentes, de travagens bruscas a altas velocidades, por isso temos que selecionar pneus para lidar com isso tudo, mas mantendo a estabilidade, além de dar consistência e boa aderência, que já se provou que eles podem fazer com a nova tecnologia usada. Estamos ansiosos por enfrentar o desafio de Mugello, pois estamos certamente à altura da tarefa. ”

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x