MotoGP, 2021, Jerez- TL3: Márquez cai, Nakagami lidera, Oliveira fora

Por a 1 Maio 2021 09:52

Um final alucinante da terceira sessão de treinos livres da principal categoria, na qual Bagnaia, Esparagaró, Quartararo e Morbidelli brilharam, mas o melhor tempo foi para o bolso do piloto japonês da LCR Honda, Takaaki Nakagami na frente do francês da Yamaha e de um surpreendente Stefan Bradl com a moto da HRC. Impressionante queda de Marc Marquez nos minutos finais de uma sessão complicada para Miguel Oliveira.

Com a Ducati oficial, Pecco Bagnaia começou como lider de uma sessão onde se haveriam de registar diversas melhorias, fundamentais para se conseguir a passagem directa ao Q2. Atrás do italiano, o líder do campeonato Fabio Quartararo (Yamaha) e Aleix Espargaró, que aos 31 anos continuava a sonhar com um pódio para a Aprilia na classe rainha. 

O regressado Marc Marquez (Honda) saia logo nas primeiras voltas para a pista, mas depois de uma ligeira saída e sem sair da 16ª posição, o piloto de Cervera voltava à box. Poucas voltas depois, colando-se à traseira da Yamaha de Viñales, Marquez subia a quinto. Aleix mantinha um bom terceiro e o campeão do mundo Joan Mir lançava o ataque aos tempos, subindo a quinto, na frente de Marc Marquez.

Nas KTM oficiais, as coisas começavam mal para Brad Binder que era cuspido da sua moto na curva 5, uma queda assustadora, mas felizmente sem consequências para o companheiro de equipa de Miguel Oliveira que lutava para se manter no top 10. O piloto luso parecia ainda não conseguir um ritmo estável, fazia bem uma volta rápida mas não obtinha voltas rápidas consecutivas – o que significava que a equipa austríaca ainda não tinha acertado na escolha dos pneus. 

A 25 minutos do final, Bagnaia mantinha-se no topo dos tempos, com uma volta em 1’37,209, mas as coisas iriam depressa mudar…

A 10 minutos do final, Quartararo subia ao topo dos tempos na frente de Morbidelli e Viñales, colocando-se assim três Yamaha no topo da classificação. Mir também melhorava e com a Suzuki subia a segundo, Oliveira passava por problemas não passando do 15º tempo, Marc Marquez 7º e Jack Miller subia a sexto. Com a sessão a encaminhar-se para o final, Aleix Esparagaró começava uma volta muito rápida, estabelecia o tempo de 1’36,684 a apenas 1 décima do recorde oficial de Jerez, mas a sua volta haveria de ser cancelada porque o espanhol pisou a linha vermelha. De imediato foi Takaaki Nakagami que saltou para o topo dos tempos com 1’36,985.

À entrada do último minuto, Marc Marquez que ocupava o sétimo tempo caiu aparatosamente na curva 7… a cerca de 200 km/h. Os alarmes tocaram de imediato e as preocupações com o estado piloto de Cervera, mas felizmente tudo não terá passado de um susto! Miguel Oliveira, 18º, continuava a ter de trabalhar muito para ter a sua moto competitiva para no quarto treino livre tentar voltar ao top 10 e conseguir a passagem direta ao Q2, algo cada vez mais complicado para o piloto de Almada.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x