MotoGP, Tailândia: Marquez será campeão de 2019 em Chang se…
O 7 vezes Campeão pode-se tornar 8 vezes Campeão já este fim de semana, mas o que tem que acontecer?
Graças a uma exibição dominante no seu quintal de casa em MotorLand Aragón, Marc Márquez (Honda Repsol) tem a primeira hipótese de assegurar o título da temporada neste fim de semana no GP da Tailândia.
O sete vezes Campeão leva 98 pontos de vantagem sobre Andrea Dovizioso (Ducati) na classificação geral, com cinco rondas restantes. Com 100 pontos em jogo, isso significa que Márquez precisa de ganhar dois pontos a Dovizioso no final da corrida de domingo para vencer o Campeonato do Mundo de MotoGP de 2019, já que mesmo empatados, um número muito superior de vitórias daria o título ao Espanhol (Márquez já vai em 8 e, aparte a queda no Texas, o seu pior resultado de resto foi 2º – Dovi só tem duas este ano!).
Assim, Márquez será coroado campeão antecipadamente se:
– Ele vencer, independentemente de onde Dovizioso termine. (fica com 103 pontos de vantagem)
– Terminar em 2º, 3º ou 4º e Dovizioso terminar atrás dele. (Qualquer dos casos o coloca mais de 100 pontos acima de Dovi com 100 pontos em jogo)
– Terminar em 5º e Dovizioso terminar pior que 6º (7º ou menos).
– Terminar em 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º ou 13º e Dovizioso terminar pelo menos dois lugares abaixo em cada caso.
– Terminar a corrida em 14º e Dovizioso não marcar nenhum ponto.
A dupla Honda e Ducati duelaram até à última curva da última volta no épico encontro de Buriram da temporada passada, com o número 93 saindo no topo, mesmo à justa. Se o mesmo resultado ocorrer este ano, Márquez será campeão …