MotoGP, Assen: Quartararo lidera FP1 em grande estilo
Havia muitas novidades e outras tantas incógnitas que esperavam respostas em Assen: Frescas de testes após a corrida de Barcelona, quer as Honda, quer as Yamaha, Suzuki ou Ducati poderiam mostrar progressos, mas o virtuosismo dos pilotos em Assen também poderia mascarar qualquer melhoria nas motos.
Valentino Rossi começou por ter um problema técnico na sua Yamaha e perdeu muito tempo na boxe. Várias quedas marcaram a sessão, a primeira a de Takaaki Nakagami, mas logo aos 15 minutos, Petrucci teve um grande acidente, derrapando de traseira na última seção de curvas rápidas, de que o piloto saiu ileso, enquanto Maverick Viñales vinha liderar a tabela de tempos.
Logo a seguir, seria Aleix Espargaró, recém-chegado de lesões em Barcelona, e que era o 6º mais rápido na altura, a cair com a Aprilia e ficar atordoado na gravilha, mas felizmente a afastar-se sem problemas pouco depois.
A 18 minutos do fim, eram Vinãles, Rins, Marquez nos primeiros 3, seguidos de Miller, Crutchlow, Aleix Espargaró, Dovizioso, Iannone, Petrucci, Pol Espargaró e Quartararo a completar o Top 10.
Morbidelli, Abraham, Lorenzo, Mir e Zarco vinham a seguir, com Oliveira perto do tempo de Zarco em 16º e Rossi ainda só 20º…
Com uma combinação de pneus de frente macio e traseiro médio, Viñales continuava a liderar, baixando mesmo o seu tempo a 12 minutos do final.
A 3 minutos do fim, tudo se modificou: Com Rossi a acertar com a M1 e a saltar para 13º, Quartararo aparece em 2º atrás de Viñales e coloca-se mesmo à frente com uma série de voltas fortíssimas, acabando à frente 0,077 mais rápido que Viñales.
Também foi um mau final de sessão para Lorenzo, que acabou por destruir a (nova) carenagem da sua Honda.