MotoGP: Oliveira candidato ao lugar de Zarco?
A notícia da iminente saída de Zarco da KTM oficial abre a questão de quem irá substituir o Francês na formação oficial. Há várias possibilidades, e Miguel Oliveira, que já deu bom uso a uma das motos oficiais este fim-de-semana na Áustria, averbando com o seu 8º o melhor resultado de sempre em MotoGP, poderá ser uma delas.
Hubert Trunkenpolz, do conselho de gestão da KTM, falou sobre as opções:
“Se Zarco parar, o piloto de testes Mika Kallio ficará no lugar até o final da temporada“.
Em termos da substituição permanente de Zarco na KTM, Miller teria sido a escolha óbvia, tendo em conta os recentes rumores sobre Jorge Lorenzo e a Pramac, além dos antigos laços da KTM na Moto3. Mas Miller parece confiante de que agora manterá o vínculo à Desmosedici e parece que Lorenzo também ficará na Honda Repsol.
Trunkenpolz disse ainda que, em alternativa, gostaria que o novo piloto da KTM, Dani Pedrosa, saísse da reforma.
“A minha solução preferida seria uma dupla de pilotos como Pol Espargaró e Dani Pedrosa”, disse o executivo. “Mas Dani assinou um contrato de piloto de testes e declarou explicitamente que não está disponível para corridas. No entanto, nós vamos de certeza pedir-lhe para reconsiderar, porque temos uma nova situação. Mas a decisão é de Dani. Seja o que for que ele decida, nós aceitaremos a sua resposta.”
Parece improvável que Pedrosa queira correr de novo, pelo que a KTM poderá também promover Miguel Oliveira, que já impressionou com os seus resultados como rookie, a juntar-se a Espargaró.
O português está à frente de Zarco no campeonato mundial por 4 pontos e, embora confirmado na equipa satélite francesa em 2020, o seu contrato é diretamente com a KTM.
Se Oliveira se mudar, deixará um espaço ao lado do estreante da Tech3 2020 Brad Binder, o que significa que eventualmente Hafiz Syahrin poderia ficar na formação.
O atual líder das Moto2, Alex Marquez, ainda não assinou com ninguém, mas pode ter receio da exigente RC16, enquanto Marcel Schrotter e Xavi Vierge também podem ter atrativos para a KTM Tech3.
A maioria dos pilotos de Moto2 tem uma cláusula contratual que lhes permite deixar a equipa se aparecer um lugar de MotoGP disponível.
Mas há alguma dúvida que o lugar é inteiramente merecido pelo Miguel? Que lógica teria ir buscar reformados como o Pedrosa, que certamente já não sente a motivação necessária para começar um projeto novo ou um Lorenzo, cuja capacidade de adaptação se tem revelado desapontante?
O MO já conhece bem os cantos à mota e tem o ânimo, vontade e talento em elevados níveis, condição necessária para a KTM dar o salto a que se propõe.
Força Miguel!
Concordo totalmente e acrescento que o Miguel não deveria ser candidato, mas sim o substituto imediato do Zarco!!!
Concordo com ambos os comentários anteriores. Daqui até ao final da época, vai ser um tempo penoso para Zarco. Oliveira de imediato na KTM seria a solução mais lógica, como bem diz o SNN81, com evidentes vantagens para a próxima época, já com meia época de adaptação. Abraços a todos.