A primeira sessão livre de MotoGP foi frenética desde os primeiros segundos, com Espargaró, Nakagami e Viñales a liderar, mas logo a seguir Quartararo e Zarco a saltarem para segundo e terceiro.
Um minuto depois já era Aleix a juntar-se ao irmão à frente da sessão, e isto tudo só nos primeiros 10 minutos.
Quartararo falha a travagem para a Curva 4 e vai à gravilha, um raro erro, mas mais drama viria logo a seguir com Dovizioso e Petrucci a saltarem para segundo e terceiro e Pol Espargaró a melhorar o tempo para permanecer no comando com 1:24.772 quando Oliveira era já sexto também.
Incrivelmente, Alex Márquez aparecia no top 10 e Rins chegava a quarto com Oliveira a melhorar um lugar para 5º a apenas três décimas de frente.
Aleix, de segundo, era já oitavo e Mir vinha para terceiro, baixando Oliveira para sexto de novo.
A 15 minutos do final, Rins salta para segundo, com Mir em 3º a colocar ambas as Suzuki no Top 3… e começa a dança para pneus, o Treino livre tornado numa autêntica corrida à qualificação, por causa da probabilidade de chuva mais além…
Miller entra em 10º, colocando 4 Ducati no Top 10 quando os primeiros 18 estão no mesmo segundo a Pol sai com um pneu macio e baixa o seu tempo ainda mais para 1:24.514 a 5 minutos do fim, e depois mesmo para 1:24.193.
Nakagami já é 3º atrás de Dovi, e à medida que a pressão dos outros vai aumentando o tempo vai baixando Oliveira para 9º, mas o Português ainda salta para 7º com a KTM a dominar apesar da ameaça Ducati…