A notícia foi avançada pelo site Motorsport.com, que revela a proibição de Jorge Lorenzo em falar publicamente sobre a Ducati, equipa que irá representar a partir da próxima época, até que o contrato que o liga à Yamaha chegue ao fim, algo que acontece como é normal a 31 de dezembro do presente ano. Segundo o mesmo site a Ducati já estará a pensar numa estratégia de comunicação, que possa tornear esta delicada questão.
Já no passado mês tinha sido tornado pública a notícia de que a Yamaha proibiu a presença de Jorge Lorenzo aos comandos de uma Ducati nos testes privados que se vão realizar no próximo mês de novembro no circuito de Jerez. Desta forma Lorenzo apenas pilotará uma Ducati na próxima semana durante a realização dos testes oficiais em Valência.
Ainda de acordo com o site Motorstport.com todas estas restrições surgem devido ao facto da estrutura diretiva da Yamaha não aceitar o facto de continuar a pagar a um dos seus empregados mais bem remunerados e que um rival beneficie da sua publicidade.
Situação inversa acontece com Maverick Viñales, que graças à autorização da Suzuki poderá testar com a Yamaha não só em Valência como em Sepang, nuns ensaios que se vão realizar no final do mês em Sepang.