A Yamaha, tal como a Honda, uma instituição na classe rainha do campeonato do mundo de motociclismo há décadas, viveu uma época negativa em 2024. O 13º lugar na classificação geral foi um final desanimador para a segunda estrutura mais bem sucedida da história da classe.
As razões foram várias. Além da perda de uma equipa satélite – depois da Tech3 e da KTM, a equipa satélite financiada pela Petronas foi inicialmente perdida para a Aprilia para a época de 2023 – a causa principal também é vista como uma mudança perdida para o conceito comprovadamente bem sucedido de um motor V4. Apenas a Yamaha ainda conta com um motor em linha nas suas motos.
Apenas Massimo “Max” Bartolini, que foi contratado como o novo diretor técnico do projeto MotoGP para 2023, conseguiu convencer a administração da Yamaha da correção de um desenvolvimento V4 em um tempo relativamente curto. Em seguida, em setembro passado, a confirmação de um motor V4 de MotoGP. Ao enfatizar a complexidade do projeto, Bartolini também reduziu as expectativas de um teste inicial, quanto mais das primeiras corridas.
Sem surpresa, a equipa Yamaha, que agora cresceu para quatro pilotos desde a estreia da Prima Pramac Racing a 19 de novembro, sentou-se unida na familiar M1 com motor em linha.
Os resultados dos últimos testes também confirmam que a Yamaha está a desenvolver-se em ambas as frentes. Enquanto o protótipo V4 está presumivelmente a funcionar no banco de ensaios de motores no Japão, estão a ser feitos esforços para otimizar o estado atual em paralelo. Com sucesso. Em segundo lugar no último dia de competição, o líder Fabio Quartararo conseguiu ultrapassar a superioridade renovada da Ducati.
No entanto, é mais do que apenas um rumor que a Yamaha pretende levar o desenvolvimento do V4 para uma pista de corrida pela primeira vez antes do final do ano. Sepang, a atual pista de referência, é o local provável para a estreia. Em vez do recentemente confirmado novo piloto de testes Augusto Fernandez, a estreia deverá ser efectuada pelos pilotos mais experientes do programa.
Imagem:https://www.yamahamotogp.com