Esta semana, o Circuito Ricardo Tormo em Valência é palco de um importante teste privado para a Honda e Yamaha. Os dois gigantes japoneses, que pretendem recuperar o seu lugar no topo do MotoGP, vão testam em pista durante dois dias – terça-feira, dia 15, e quarta-feira, dia 16 – com as respectivas equipas de testes.
Aproveitando ao máximo as suas concessões de desenvolvimento, ambas as fábricas estão a testar as suas motos. Para a Honda, Stefan Bradl tem a companhia de Aleix Espargaro, que regressa à RC213V depois de uma forte exibição nos testes de pré-época.
A Yamaha, por sua vez, tem Augusto Fernandez em ação – substituindo o lesionado Miguel Oliveira nos recentes Grandes Prémios de Austin e Lusail – juntamente com o veterano piloto de testes Cal Crutchlow, que traz uma grande experiência ao regressar à moto após vários meses de ausência. Tem havido especulação nos meios de comunicação social de que a Yamaha pode estar a testar o seu novo motor V4 esta semana. Será que o vão confirmar após o teste? Por agora, temos de esperar para ver.

Estes dois dias de testes privados permitem que ambas as equipas afinem os principais detalhes antes do crucial Teste de Jerez, agendado para a segunda-feira a seguir ao Gran Premio Estrella Galicia 0,0 de España. Nas últimas semanas, os resultados têm suscitado otimismo. A Honda está atualmente em segundo lugar no Campeonato de Construtores graças a desempenhos como o quarto lugar de Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) no Qatar, onde a Yamaha também viu um resultado sólido de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP Team), que terminou em sétimo depois de partir da primeira linha.