MotoGP, Wilco Zeelenberg (Aprilia): “O Miguel sente-se muito confortável na RS-GP”

Por a 8 Novembro 2022 21:20

Para a equipa CryptoData RNF, o primeiro dia correu melhor do que o esperado com as motos Aprilia e os novos pilotos Miguel Oliveira e Raúl Fernández. O português terminou em quarto no teste de Valência e Wilco Zeelenberg ‘traduziu’ as suas primeiras sensações sobre a RS-GP.

Miguel Oliveira e Raul Fernandez fizeram a estreia pela Team RNF na terça-feira no teste de MotoGP em Valência. Ambos tiveram a oportunidade de pilotar a Aprilia RS-GP pela primeira vez e ganhar experiência inicial, mas como ambos vieram da KTM para a equipea de Razlan Razali e ainda estão sob contrato com os austríacos até o final do ano, não puderam comentar sobre a Aprilia após o dia.

Contúdo, o ex-piloto Wilco Zeelenberg, que trabalha como gestor da equipa, resumiu o que se passou:

“Como equipa, gerimos bem a transição da Yamaha para a Aprilia. No geral, houve menos problemas e incidentes do que o esperado no primeiro dia. Também correu bem para os pilotos”, enfatizou o holandês em entrevista ao Speedweek.

“Para ambos os pilotos, a Aprilia era muito mais fácil de controlar do que as motos KTM anteriores. Então tudo correu bem, mas é claro que há coisas com as quais precisam de se acostumar.”

Miguel Oliveira terminou o dia em 4º lugar após 75 voltas no Circuito Ricardo Tormo, enquanto o espanhol terminou o tem em 21º lugar após 78 voltas.

“O Miguel fez a volta mais rápida com o pneu macio. Sente-se muito confortável na RS-GP, foi uma boa primeiras experiência e o início é muito promissor”, disse Zeelenberg. “A Aprilia preparou muito bem a moto. Na segunda-feira tivemos a oportunidade de conhecer todos os sistemas. O ritmo está lá para ser executado, mas nem tudo ainda é como queremos que seja.”

Zeelenberg prosseguiu sobre as sensações dos pilotos na Aprilia RS-GP:

“Eles dizem que a altura da moto é a mesma da KTM, mas o depósito é muito estreito, especialmente na parte superior, lembrando uma moto de 250cc. Ambos também enfatizaram que a moto é muito manobrável e pode ir de um lado para o outro com muita facilidade.”

“O Raúl adorou a sensação da frente, teve grandes problemas com a KTM nesta área. O Miguel enfatizou o quanto bem a Aprilia compensa os solavancos. Tudo parece mais fácil para ele. É muito mais fácil para ele levar a moto ao limite do que a sua moto antiga”, disse o técnico de 56 anos.

Com a mudança da Yamaha para a Aprilia, a equipa RNF também tem mais funcionários da fábrica de Noale?

“Cada piloto tinha dois mecânicos extras da equipa de testes Aprilia ao seu lado para que também pudéssemos ajustar os nossos mecânicos à moto. É bom, mesmo quando algo imprevisível acontecer, que aqueles que construíram esta moto estejam presentes. No próximo ano teremos mais dois mecânicos do que tínhamos da última vez com a Yamaha. Um deles é mecânico da Aprilia, o outro é da Suzuki. Dois novos engenheiros também estão a trabalhar em segundo plano”, explicou Zeelenberg.

Teste de Valência, MotoGP (8.11.):

1. Marini, Ducati, 1:30.032 min
2. Viñales, Aprilia, +0,225 seg
3. Bezzecchi, Ducati, +0,230
4. Oliveira, Aprilia, +0,335
5. Aleix Espargaró, Aprilia, +0,366
6. Di Giannantonio, Ducati , +0,451
7 Brad Binder, KTM, +0,464
8 Martin, Ducati, +0,544
9 Quartararo, Yamaha, +0,546
10 Bastianini, Ducati, +0,560
11 Zarco, Ducati, +0,594
12 Bagnaia, Ducati, +0,623
13 Marc Márquez, Honda, +0,644
14 Morbidelli, Yamaha, +0,659
15 Álex Márquez, Ducati, +0,680
16 Pol Espargaró, GASGAS, +0,725
17 Miller, KTM, +0,755
18 Mir, Honda , +0,882
19. Nakagami, Honda, +1,049
20 Rins, Honda, +1.196
21 Raúl Fernández, Aprilia, +1.308
22 Augusto Fernández, GASGAS, +1.698
23 Pirro, Ducati, +2.773

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
JPS
JPS
1 ano atrás

Ainda é muito cedo para se falar, mas estes resultados são bastantes promissores.
Continuo a pensar que o Miguel fez bem em mudar de mota.
Havia uma “malapata” qualquer (estilo de condução) entre ele e a mota da KTM que fazia com que as coisas não corressem da melhor maneira.
Vamos esperar por 2023, mas parece que as coisas estão bem encaminhadas.
Força Miguel.

últimas Motosport
Motomais
1
0
Would love your thoughts, please comment.x