MotoGP, Vocabulário do MotoGP: o que querem dizer alguns conceitos?

Por a 14 Julho 2022 15:00

Aproveitando a pausa de verão, o site do MotoGP aproveita para pegar em alguns conceitos que costumam ser abordados na modalidade, explicando aos novos fãs o que significam.

Começando pelo apex, trata-se do ponto em que o piloto está mais próximo do interior da curva. Assim que o piloto chega ao apex, é capaz de reduzir o bloqueio de direção, começar a puxar mais pelo acelerador e focar-se em sair da curva o mais rápido possível.

Todos os pilotos devem utilizar fatos de corrida que tenham airbags. Quando alguém cai, o airbag protege a área da clavícula e do ombro e ajuda-os a protegerem-se de lesões.

Os ingleses também utilizam a expressão behind the bubble quando está preso atrás de outra moto. Isto acontece de cada vez que um piloto está numa reta. Biting the screen é outra expressão que se aplica quando se vê um piloto a puxar até aos limites.

Quando uma equipa quer que o piloto entre na garagem, dão-lhe uma instrução para vir à box. Em pista, os pilotos podem cair devido ao facto de terem pneus frios, o que provoca menos aderência e performance.

Por fim, alguns conceitos relacionados com as condições atmosféricas das corridas. Uma corrida seca é efetuada quando não chove, com a corrida a ser interrompida com bandeira vermelha se começar a chover, no caso de Moto2 e Moto3. No MotoGP, os pilotos continuam e é utilizado o conceito de flag-to-flag. Este conceito é utilizado para descrever uma corrida que começa molhada e depois passa a ser seca, ou vice-versa. Vai ver os pilotos a virem para as garagens e trocarem para uma segunda moto que tem pneus diferentes e afinações que se adequam melhor às condições de pista.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x