MotoGP, Vocabulário do MotoGP explicado (parte 3)
Nos últimos dias, e enquanto os pilotos de MotoGP não regressam à pista, o site do MotoGP tem-se proposto a explicar alguns conceitos que as pessoas que veem MotoGP há menos tempo podem ter mais dificuldades em compreender. Hoje, trazem a terceira e última parte da explicação desses mesmos conceitos.
Primeiro, o tank slapper, que ocorre quando a moto de um piloto tem uma grande oscilação e abana repetidamente de um lado para o outro. Em resultado, os braços e as pernas dos pilotos também vão batendo na moto.
O tear off é uma tira de plástico que é adicionada ao visor de um piloto no seu capacete. Durante uma corrida ou uma sessão de treinos, o visor pode ficar sujo, e o piloto pode remover o tear off, e ter outro para utilizar.
A telemetria é um conjunto de dados recolhidos por vários sensores na moto. Pode ser verificada e analisada por membros da equipa e utilizada para fazer as mudanças que a equipa e o piloto acharem que são necessárias.
Track limits, ou limites de pista, também é um conceito bastante importante. Os limites de pista devem ser respeitados durante uma corrida, sob pena de a volta ser apagada. Se um piloto exceder demasiadas vezes os limites numa corrida e ganhar tempo com isso, pode ser penalizado.
A warm up lap, ou volta de aquecimento, é a volta que os pilotos fazem imediatamente antes do início da corrida, onde procuram aumentar a temperatura dos pneus e preparar-se para fazer a melhor corrida possível.
Por fim, um piloto wild-card é aquele que não faz parte da grelha em permanência, mas pode ser chamado por uma equipa para fazer um determinado evento.