MotoGP: Vocabulário do MotoGP explicado

Por a 27 Dezembro 2021 14:45

A época de 2021 do MotoGP terminou, mas com a temporada de 2022 cada vez mais próxima, haverá novos adeptos a acompanhar a modalidade. E há vocabulário ligado ao MotoGP que precisa de ser explicado. Foi esse exercício que o site do MotoGP se propôs a fazer.

Indo por ordem alfabética, o primeiro termo é o apex da curva. O apex é o ponto em que o piloto está mais próximo do interior da curva. Assim que lá chega, deve carregar no acelerador e focar-se em sair da curva o mais rápido possível. Outro conceito é o aero-body: os construtores de MotoGP têm novos pacotes aerodinâmicos para cada ano, incluindo um upgrade a qualquer altura da época. Os upgrades são apenas para cada piloto e não para a fábrica inteira. Os airbags também fazem parte do MotoGP, sendo algo que deve fazer parte dos fatos dos pilotos. Quando existe uma queda, o airbag ajuda a evitar lesões.

Os ingleses têm algumas expressões que podem não ser entendidas à primeira. Backing it in é um termo usado quando um piloto usa o travão traseiro a entrar numa curva, deslizando o pneu traseiro a fazê-lo. Behind the bubble utiliza-se quando um piloto está numa reta atrás de outro piloto. E biting the screen utiliza-se quando um piloto está visivelmente a testar o limite máximo da moto.

Outros conceitos mais simples são o da box (quando um piloto é chamado à garagem), pneus frios (quando a temperatura dos pneus é baixa, os pilotos têm menos aderência e podem cair) e uma corrida flag-to-flag, que é uma corrida que começa em condições molhadas e termina seca, ou vice-versa. Neste caso, os pilotos entram na box e trocam para uma moto que seja mais adequada às condições que se verificam.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x