MotoGP: Vitória de Andrea Dovizioso decidida no Tribunal
A primeira corrida da temporada de 2019, o Grande Prémio do Qatar, terminou com a vitória do binómio Andrea Dovizioso/Ducati. Contudo apesar desta sinergia italiana ter passado pelo primeiro lugar na bandeirada de xadrez da noturna corrida de Losail, o triunfo esteve por momentos em suspenso.
Tudo porque Honda, Suzuki, Aprilia e KTM, após o fim da corrida, dirigiram-se ao gabinete da Direção de Corrida e apresentaram um protesto formal contra o novo ‘spoiler’ inferior da Desmosedeci GP19, localizado na zona inferior da GP19 e mesmo à frente da roda traseira da moto. Uma solução que foi utilizada nas Desmosedici de Andrea Dovizioso, Danilo Petrucci e Jack Miller, este piloto da Pramac Racing, mas também aos comandos de uma GP19.
Os construtores rivais, à excepção da Yamaha que já utilizou uma solução aerodinâmica semelhante no passado recente, alegaram que com esta nova peça a Ducati não estaria a cumprir com o regulamento técnico do MotoGP, nomeadamente no que diz respeito à utilização de peças aerodinâmicas que devem fazer parte das carenagens da moto e que devem estar fixas ao quadro da moto e não a outros elementos, como é o caso (‘spoiler’ está fixo ao braço oscilante).
Depois da Ducati ter sido ouvida pela Direcção de Corrida e o Painel de Comissários da Federação Internacional de Motociclismo em MotoGP, o protesto foi arquivado. No entanto os queixosos apelaram desta decisão e tudo será decidido no Tribunal de Apelação da FIM.
Até lá o triunfo o segundo triunfo consecutivo de Andrea Dovizioso em Losail é provisório. Espera-se que a decisão final seja conhecida antes do Grande Prémio da Argentina, em Termas de Río Hondo, que terá lugar dentro de três semanas.