MotoGP: Valentino Rossi lança alerta para a Yamaha
Valentino Rossi alertou a sua antiga equipa. Diz que na Yamaha devem “fazer mais”, porque estão em grandes dificuldades.
“A Yamaha desde sempre se concentrou em equilibrar a moto,tornando-a bastante fácil nas curvas, mas agora a distância até a Ducati é grande”, alertou o italiano nove vezes campeão mundial.
“Devo dizer que a Ducati nos últimos anos colocou qualquer um em dificuldades, todos os fabricantes japoneses estão em dificuldade.”
A carreira icónica do ‘Doutor’ está ligada à Yamaha, a equipa com a qual ele desfrutou do seu auge. No entanto, os seus dois anos com a Ducati não acrescentaram nenhum título aos seus 7 de MotoGP. Coube este ano a honra a Pecco Baganaia – o seu ‘protegido’ da Academia VR46 – que conseguiu em 2022 o segundo título mundial para a Ducati na classe rainha, 15 anos depois do triunfo de Casey Stoner no MotoGP.
Rossi acha que a marca de Bolonha está hoje insuperável, reconhece que a Yamaha perdeu terreno e que precisa de se reerguer.
“Na Ducati têm uma forma agressiva de trabalhar, muitas motos na pista e os dados de todos os pilotos. Eles deram um passo à frente e os fabricantes japoneses terão que decidir, porque o jogo mudou: precisam de mais dinheiro, mais pessoas… Será que eles vão querer?”
“Eles devem entender que para vencer terão que fazer mais. A Ducati está a colher os frutos do bom trabalho de Gigi Dall’Igna e agora têm a melhor moto.”
Porque razão Rossi lança este aviso ao seu antigo empregador? Possivelmente porque o contrato da sua equipa com a Ducati expira dentro de um ano…