MotoGP, Valência para terminar o campeonato: a última prova de Rossi… e não só
O MotoGP prepara-se para o último fim de semana da temporada de 2021, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.
E para além de tudo o que a última prova da época ainda pode trazer, trata-se também da última corrida da fantástica carreira de Valentino Rossi.
26 épocas depois, com mais de 44% dos Grandes Prémios dos 70 anos de história do desporto percorridos, Valentino Rossi vai deixar as pistas. Mas não é o único ponto de interesse.
Depois de uma corrida quase perfeita em Portugal, ‘Peco’ Bagnaia chega a um circuito onde admite que tem tido dificuldades em algumas ocasiões.
No ano passado, outro piloto da Ducati, Jack Miller, lutou pela vitória, perdendo no duelo final para Franco Morbidelli. E depois há Fabio Quartararo, que caiu em Portimão (o seu único abandono da temporada), e vai querer recuperar a boa forma que lhe garantiu o título mundial este ano. Quartararo não tem um grande registo nesta pista, mas a Yamaha tem oito vitórias no circuito Ricardo Tormo – e é preciso lembrar que a Yamaha ainda está na luta pelo título de equipas, apesar de a vantagem ser da Ducati.
E depois, há a luta pelo título de Rookie do Ano, entre Enea Bastianini e Jorge Martín. O italiano da Avintia chega com uma vantagem de três pontos sobre o espanhol da Pramac Racing, mas Martín poderá ter a vantagem de ter um melhor registo no circuito, para além de correr em casa.
Uma coisa é certa: a temporada de MotoGP está a terminar e a carreira de Valentino Rossi também. A VR46 vai manter-se no paddock no próximo ano e a lenda do italiano vai manter-se para milhões de pessoas e para a modalidade em si.