A VR46 Riders Academy foi representada por quatro pilotos no Campeonato do Mundo de MotoGP durante vários anos. Pecco Bagnaia ganhou o título em 2022 e 2023, Franco Morbidelli foi vice-campeão em 2020 e Marco Bezzecchi terminou em terceiro em 2023.
Luca Marini teve um ano desastroso na equipa de fábrica da HRC em 2024 – não teve qualquer hipótese com a Honda inferior. No ano anterior, o meio-irmão de Valentino Rossi foi oitavo na classificação geral com a Ducati.
O sucesso do trabalho da academia de jovens talentos de Rossi, ícone do MotoGP, é indiscutível. Foi dado mais um passo para 2025 – Bezzecchi garantiu um lugar na equipa de fábrica da Aprilia.


Em declarações, segundo o site https://www.speedweek.com, Bezzecchi falou sobre a importância da academia para conseguir dar o salto para a equipa oficial da Aprilia em 2025.
– O trabalho que a academia tem vindo a fazer desde 2013 é fantástico. É muito bom que três em cada quatro pilotos da academia estejam agora a correr em equipas de fábrica no MotoGP. Consegui ter uma evolução perfeita – com as equipas VR46 em Moto2 e MotoGP e agora o próximo passo é numa equipa de fábrica.