O facto do circuito de Sachsenring, palco no próximo fim de semana do Grande Prémio da Alemanha, ter sido reasfaltado leva que tanto pilotos como equipas e a Michelin, fornecedor exclusivo de pneus para o MotoGP, não saibam o que irão encontrar.
Como tal foi tomada a decisão de estender em 10 minutos as duas sessões de treinos livres marcadas para sexta feira. Assim as duas sessões irão passar a ter a duração de 55 minutos ao contrário dos habituais 45.
Uma solução que para além de ajudar os pilotos e equipas beneficia sobretudo a Michelin, que terá mais tempo para recolher dados sobre o asfalto, pois não teve a oportunidade de testar em Sachsenring devido a uma lei local de restrição do ruído sonoro, que diz que os protótipos de MotoGP não podem rodar no circuito germânico à excepção do fim de semana de Grande Prémio segundo afirma o site Motorsport.com.
De referir ainda que de forma a corresponder a todas as expectativas durante o Grande Prémio da Alemanha a Michelin introduziu mudanças nos pneus disponíveis para nona ronda da temporada, a última antes da habitual pausa de verão.