MotoGP, Treino, Portugal: Bastianini fecha treinos no comando, Oliveira 17º
Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) foi o piloto mais rápido da penúltima sessão de treinos do Grande Prémio de Portugal de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 1:47.202 minutos, batendo Jack Miller (Red Bull KTM) por 118 milésimos, com Marc Márquez (Gresini Racing) em terceiro a 153 milésimos. Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) que terminou a sessão nos 17º lugar, tem de ir à Q1 porque não entrou nos lugares de apuramento direto para a segunda qualificação.
As condições de pista eram melhores esta tarde no circuito de Portimão, com mais borracha na pista e menos suja; faziam 21 graus no ar e 27 no asfalto. Foi por isso que em poucos minutos os tempos da manhã melhoraram, rodando a maior parte dos pilotos com pneus médios ou mesmo com os dianteiros duros, marcando o ritmo e tentando simular o que se espera para o Sprint e para a corrida de domingo. Enea Bastianini conseguiu o melhor tempo no último Treino de MotoGP em Portugal , que decide os dez que vão diretamente à luta pela pole. Marc Márquez rodou forte, apesar de uma queda no final e Pecco Bagnaia sofreu.
Filme da sessão
A segunda sessão da classe rainha na montanha-russa em Portugal foi dura. O piloto de fábrica da Ducati, Bastianini, foi o mais rápido, à frente de Miller e Márquez. Vários pilotos caíram na luta pelo top 10. Logo no início da sessão de uma hora, Brad Binder assumia imediatamente a liderança, enquanto “Thriller Miller” caiu sobre a roda dianteira. O australiano permaneceu ileso.
Após os primeiros 15 minutos, Binder ainda lidera à frente de Jorge Martin e Fabio Quartararo e Pedro Acosta fechava o top 5. Pouco menos de um segundo atrás de Binder, o campeão mundial Bagnaia estava inicialmente apenas em P16, avançando o nº 1 para o top 10 à meia hora da sessão. Entretanto, Marc Márquez passava a liderar, enquanto Acosta subia para terceiro. Uma volta depois, Jorge Martin lidera e o companheiro de equipa Morbidelli também se junta à frente em P6. Vale a pena mencionar as diferenças, porque todos os 22 pilotos de MotoGP, do primeiro ao último havia apenas 1,46 segundos a separá-los. Também surpreendente, Taka Nagagami estava num sólido nono lugar, muito à frente dos pilotos da Repsol Honda, Joan Mir e Luca Marini. A 20 minutos do final, o japonês estava em segundo lugar, atrás do então líder Maverick Vinalés, mas a liderança da Aprilia não duraria muito. Marc Márquez voltava a assumir a posição de líder.
Na tradição do MotoGP, os últimos 10 minutos foram turbulentos e extremamente emocionantes. Enquanto Enea Bastianini evoca uma volta de sonho nas pistas, Alex Márquez e Aleix Espargaró iam à gravilha. Nos últimos cinco minutos Marc Márquez também ia ao tapete no chão. Jack Miller subia então a segundo, Bezecchi chegaca a sexto e Alex Rins tirava Pedro Acosta dos dez primeiros no último segundo. As Yamaha de Fabio Quartararo e Alex Rins fechavam as últimas posições do top 10, conseguindo assim o aceso à Q2.
O MotoGP volta amanhã à ação em Portimão para uma curta sessão de 30 minutos (TL2) a partir das 10h10, hora portuguesa, imediatamente antes das sessões de qualificação (Q1 e Q2).
Resultados dos Treinos de MotoGP, Portimão
1. Enea Bastianini (I) Ducati 1:38,057 minutos
2. Jack Miller (AUS) KTM +0,118 s
3. Marc Márquez (E) Gresini Ducati +0,153 s
4. Jorge Martín (E) Pramac Ducati +0,231 s
5. Brad Binder (ZA) KTM +0,330 s
6. Marco Bezzecchi (I) VR46 Ducati +0,352 s
7. Maverick Viñales (E) Aprilia +0,483 s
8. Francesco Bagnaia (I) Ducati +0,495 s
9. Fabio Quartararo (F) Yamaha +0,503 s
10. Alex Rins (E) Yamaha +0,542 s
(…)
17º Miguel Oliveira (P) Aprilia + 0,991 segundos